Frota do transporte escolar de Pinda é renovada

Os novos veículos garantem o conforto e a segurança dos alunos da Rede Pública de Ensino

Os ônibus que fazem o transporte escolar de Pindamonhangaba serão os primeiros do Vale do Paraíba que receberão a implantação de rastreadores em que os pais poderão acompanhar o trajeto dos filhos através de um aplicativo, e os professores também poderão saber quais alunos estão vindo para a aula.
A novidade vem acrescentar às ações desenvolvidas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, para oferecer um serviço de qualidade e segurança para o transporte dos seus alunos. Diariamente, são atendidos no município (através de empresa terceirizada) 1.500 alunos com transporte escolar. Desses, cerca de 800 são municipais e cerca de 700 são alunos estaduais – atendidos por meio de um convênio – que também contempla os alunos da Apae.
Prestadora de serviços à prefeitura, a empresa Antunes e Antunes, vem renovando sua frota de ônibus escolares buscando um melhor atendimento. No começo do ano de 2017 foi apresentado um projeto em que todos os meses um veículo novo seria entregue, sendo que, no último dia 6 o sétimo transporte escolar foi adquirido e irá atender a EE Profª. Gabriella Monteiro de Athayde Marcondes, no Ribeirão Grande.

Segurança e inclusão
Todos os carros são novos, possuem segurança e atendem às normas dos transportes escolares. É o que explica o funcionário, Ireno Apolinário: “exige limitador de 10 cm nas janelas, todos os veículos devem estar devidamente sinalizados, todos os cintos de segurança devem estar funcionando, deve ter tacógrafo e estar cadastrado no Detran e com toda a documentação correta”, enumera, lembrando que a nova frota possui também câmeras de ré e ar condicionado.
Atualmente, dos seis veículos entregues, quatro são microônibus e duas vans, e atendem no período da manhã e da tarde as escolas municipais: Prof. Orlando Pires (Bom Sucesso), Prof. Manoel Cesar Ribeiro (Res. Andrade), Prof. Augusto César Ribeiro (Vila Rica), Profª Maria Aparecida Arantes Vasques (Mombaça) e Prof. Alexandre Machado Salgado (Campinas). Os veículos atendem também as escolas estaduais: João Martins de Almeida, Prof. Pedro Silva, Wilson Pires Cesar e Ismênia Monteiro de Oliveira. Já em Moreira César, um ônibus atende as escolas municipais: Prof. Joaquim Pereira da Silva (Mantiqueira), Ayrton Senna da Silva (Pasin) e Serafim Ferreira (Terra dos Ipês I) e a Escola Estadual Mário Tavares. A nova aquisição é adaptada para atender um aluno cadeirante.

Acompanhamento
da Educação
A Secretaria de Educação e Cultura é responsável pela fiscalização e acompanhamento do transporte escolar. Neste ano, foram realizadas palestras de capacitação em janeiro e em maio, tanto para os funcionários da empresa que têm contato direto com os alunos, quanto para os motoristas e os monitores, como com os gestores das escolas municipais e estaduais.
“Para nós, o transporte escolar é um dos serviços que melhor garantem o direito à educação, tanto do ponto de vista do acesso como da permanência. Por isso, desde o início do ano projetamos um Setor de Transporte Escolar, próprio para essa demanda, com uma equipe de servidores qualificados, com investimento em capacitação. Para todos nós é uma conquista a melhoria desse serviço”, afirmou o secretário de Educação e Cultura, prof. Júlio Valle.
Os alunos que têm direito ao frete são os menores de 12 anos (para os maiores, é utilizado o sistema de passes escolares), alunos da Rede Regular de Ensino (Infantil e Fundamental: municipais e Médio: estadual), moradores da zona rural em que a escola fique a mais de 2 km de distância da residência do aluno, e alunos com deficiência de locomoção.
Moradores da área urbana somente têm direito ao frete escolar, em casos em que não haja vagas nas escolas municipais ou estaduais próximas menos de 2 km de sua residência.
A população pode fazer a solicitação de inclusão no transporte escolar, diretamente na unidade escolar.
Todas as informações podem ser obtidas no Setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, que fica na sede da Secretaria de Educação (avenida Fortunato Moreira, 173, centro) ou pelo telefone 3644-1574.