Governo de São Paulo lança certificado de testagem para o setor privado

Empresas e organizações privadas que adotarem programas de testagem em massa serão reconhecidas pelo Estado

O Governador João Doria anunciou, nesta segunda-feira (22), a criação de um certificado para reconhecer empresas que desenvolverem programas de testagem em massa em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa visa incentivar a adesão da iniciativa privada à testagem, comprovadamente uma das mais importantes ferramentas de contenção da pandemia da COVID-19.
“É um reconhecimento do Governo a essa parceria com a livre iniciativa, para a busca de um maior volume de testagem em todo o Estado de São Paulo. Já estamos fazendo isso e agora vamos ampliar ainda mais. A testagem em massa permite o correto monitoramento do avanço da doença e auxilia na tomada de decisões que reduzem a propagação do vírus”, destacou o Governador João Doria.
O programa de emissão do novo certificado será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Instituto Coalizão Saúde (ICOS). As inscrições serão iniciadas no dia 1º de julho e já no mês de agosto será realizada a divulgação dos nomes de todas as empresas reconhecidas pelo programa. Após passarem por rigorosa avaliação do Comitê Gestor Técnico, as organizações receberão a “Certificação de Testagem do Governo do Estado de São Paulo e Instituto Coalizão Saúde”.
As empresas inscritas deverão atender a uma série de critérios técnicos para que possam receber os certificados. Entre os quesitos estipulados estão a testagem de toda a comunidade (funcionários, clientes e fornecedores); utilização de testes reconhecidos pela Anvisa; realização dos testes RT-PCR e sorológico de sangue venoso por parte de laboratórios clínicos; coleta dos testes sorológicos de sangue capilar (chamados testes rápidos) por profissionais de saúde habilitados; além de notificação dos testes realizados pelos sistemas oficiais.
O regulamento e formulários de inscrição podem ser acessados no hotsite do Coronavírus do Governo do Estado de São Paulo (http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/) ou no website do ICOS (http://icos.org.br/).