Governo de São Paulo promove megamutirão de saúde

O governador Geraldo Alckmin anunciou na quinta-feira (16), a realização de um megamutirão de saúde, a partir do sábado (18). O objetivo é antecipar consultas, exames e cirurgias. Esses atendimentos, nas mais diversas especialidades, foram previamente programados com pessoas já inscritas em cada unidade.
“Será o maior mutirão de saúde da história de São Paulo porque vamos incluir a capital, a Região Metropolitana, o litoral e o interior, nos equipamentos de saúde do Estado, sendo nossos hospitais, centros de referência e AMEs”, afirmou o governador.
A ação ocorrerá, simultaneamente, em cerca de 150 equipamentos estaduais de saúde, como hospitais, centros de saúde e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades). Os procedimentos serão distribuídos entre consultas médicas, exames (tomografias, ressonâncias, colonoscopia, mamografia, densitometria óssea endoscopias, ultrassonografias, além de urologia e cardiologia, entre outras) e cirurgias (oftalmológicas, ginecológicas, de pequeno porte infantil, vesícula, hérnia, cálculo renal, vasectomia e dermatológicas).
Na região, o mutirão será realizado no Hospital Universitário de Taubaté e no Hospital Regional. Serão feitas tomografias, cirurgias e catarata, histeroscopia cirúrgica, além de diversas palestras, atividades e orientações de saúde.
O megamutirão visa ao mesmo tempo reduzir a espera por atendimento nos diferentes serviços da Rede Estadual, conforme a demanda e o perfil assistencial de cada unidade, e também incentivar as pessoas a cuidarem da saúde.
Os atendimentos do mutirão, que incluirão dois sábados, ocorrerão das 8 às 17 horas nas unidades.

Imagens: Divulgação