História : Grandes pindamonhangabenses: Francisco Piorino Filho, o Dr. Piorino

Nossa página de história desta edição é dedicada a um Francisco que honra a história. Em especial – e carinhosamente -, a de sua terra natal… Pindamonhangaba!
Piorino Filho ocupa espaço na galeria daqueles cujo trabalho em prol do município não se resume àquilo que se faz em determinada área. Sua atuação, seja ela profissional, social ou como prestativo e solidário cidadão, sempre foi pautada na integridade moral. Por conta disso, merece aplausos.

Veja nesta página (Box) alguns locais onde sua liderança resultou em êxito nas diversas entidades em que atuou

Sendo nossos escritos dedicados à história, homenageamos o Piorino escritor. Como autor ele, já faz tempo, está à frente dessa missão sublime que é o resgate da história e das “glórias da Pinda antiga”… (Piorino discorda quando dizem ou grafam Pinda… é Pindamonhangaba!). De seu trabalho pela nossa Pindamonhangaba, é oportuno destacar sua importante produção literária.
Em 1989, pesquisou e escreveu “Os Pindamonhangabenses da Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro”. A partir daí o carismático doutor Piorino (desde o cidadão mais humilde ao mais letrado diante dele se vê diante de um doutor), pegou o gosto pelo difícil e gratificante compromisso de trazer de volta, apesar dos empecilhos normais e pontuais aos escritores pesquisadores, a saga de seus ilustre filhos e os grandes feitos que propagaram o nome desta cidade.
Ainda em 1989, escreveu o agradável “Fatos em Crônicas”. O que veio em seguida é este desfile de obras que valorizam a cultura literária histórica do município: “Juó Bananéri – O Baolista de Pindamonhangaba” – (1992); “II Jogos Regionais do Litoral” – (1996); “100 Anos – Centenário do Monsenhor João José de Azevedo” – (1998); “Biografias” – (2001); “Dom José Marcondes Homem de Mello – Arcebispo – Bispo de São Carlos” – (2008); “O Grande Amigo das Árvores – João Pedro Cardoso” – (2009); “Eloy Chaves” – (2010); “Algumas Lembranças – crônicas” – (2011); “Fatos em Fotos (De Pindamonhangaba Antiga)” – 2013; “José Monteiro França” – (2015); “Dr. Pedro Leão Velloso Neto” – (2016); “Professor Balthazar de Godoy Moreira” – (2018), e, mais recentemente (ainda não lançado oficialmente), “Dr. José Augusto Salgado – O Promotor das Américas”.
O acervo de obras dedicadas a cultuar a memória e resgatar a história tem exigido do autor, delicado, dedicado e cansativo trabalho de pesquisar, levantar e conferir dados aqui e ali. Além dos custos despendidos, como ocorre com todo escritor que se aventura à produção independente. Francisco Piorino não mede esforços quando o objetivo é resgatar a memória daqueles que se foram e alguns são até esquecidos na própria terra onde nasceram.

Honra ao mérito

“Presidente de Honra” da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras, entidade da qual ocupa a cadeira nº 6 de membros titulares, que tem como patrono Benjamin Pinheiro, o escritor tem se empenhado em suas pesquisas visando resgatar a memória de filhos ilustres de Pindamonhangaba.
Como forma de reconhecimento a sua importante contribuição à história e cultura do município, ele foi um dos homenageados pela Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba com a concessão da Medalha “Athayde Marcondes”. Condecoração ocorrida em 2014.
O mérito de Francisco Piorino Filho vai muito além de sua performance como autor, merece ser honrado pela Pindamonhangaba que ele, aos 86 anos de idade, agora com certa dificuldade pra se locomover, não deixa de honrar…

Nota. Posteriormente, concluiremos este assunto com mais feitos de Francisco Piorino Filho. Exemplares das obras desse escritor podem ser adquiridas no Supermercado Excelsior.

Liderança e competência a serviço do município

Francisco Piorino Filho, católico, advogado militante, nascido em Pindamonhangaba a 14 de fevereiro de 1935, filho de Francisco Piorino e Maria Rosa Barbosa, é casado com Therezinha Villela Piorino e pai de Francisco Piorino Neto, casado com Tânia. São seus netos: Érick, Matheus e Rafaela.

Sua movimentada e profícua vida é comprovada pela extensa carreira profissional e pelos demais compromissos assumidos com os cargos que ocupou, solidariamente, em benefício da comunidade ao longo destes bem vividos 86 anos:

– Atividades no comércio local (secos & molhados e móveis) – de 1955 a 1972;
– Vereador (três legislaturas) – de 1960 a 1972 ( sendo presidente da Câmara, vice, 1º e 2º secretário e integrante de várias comissões);
– Atuação na Prefeitura de 1974 a 1988 (governos: João Bosco Nogueira, Geraldo Alckmin e Thiers Fernandes Lobo), sendo: procurador jurídico, diretor do Departamento de Administração (que abrangia os setores hoje com status de secretaria: Educação, Promoção Social, Saúde, Cultura e Licitação e Compras), Chefe de Gabinete, Relações públicas e responsável pela Guarda Municipal;
– Ainda na Prefeitura foi, em atividade paralela ao de Chefe de Gabinete, presidente da Fundação Dr. João Romeiro (mantenedora do jornal Tribuna do Norte);
– Assessor parlamentar do deputado estadual João Carlos de Oliveira (“João do Pulo”);
– Diretor de administração da Associação Atlética Ferroviária.

Trabalho não remunerado

É grande a lista de entidades locais que contaram com a experiência do colaborador Francisco Piorino na liderança. A título de ilustração à sua qualidade de pessoa solidária e disposta a auxiliar no desenvolvimento da cidade, divulgaremos, obedecendo a ordem do ano do acontecimento, apenas as seguintes:
Esporte Clube Jardim (também foi fundador) – 1953; Grêmio 3 de Maio (também foi fundador) – 1957/1961; São Paulo Futebol Clube de Pindamonhangaba – 1965/1970; Liga Municipal de Pindamonhangaba – 1966/1971; Corporação musical Euterpe (também secretário e tesoureiro) – 1964/1970; Sociedade Civil de Ensino de Pindamonhangaba (mantenedora do Colégio Comercial Dr. João Romeiro) – de 1967/1985 e 1988/2000; comissão do Dízimo à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso – da criação em 1964 até 1997.

  • No dia 14 de fevereiro último, o escritor que mantém viva a história dos ilustres “filhos da princesa” completou 86 anos - Créditos da imagem: Portal R3
  • Obras do Autor - Créditos da imagem: Arquivo TN