‘Guerreiras Pinda’ reformula elenco em busca de títulos

Colaboração:
Bruno Lemes Silva

A ‘Guerreiras Pinda’, equipe de futsal feminino de Pindamonhangaba, definiu o elenco para o ano de 2023. O objetivo é manter uma base de atletas competitivas em busca dos títulos das competições da temporada.
Três jogadoras que estavam no elenco do ano passado foram mantidas: a capitã e ala/fixa Paloma, a ala/fixa Duda Arronge e a ala Duda Pereira. Duas atletas da categoria de base também foram efetivadas para o time adulto: alas Aranda e Marly.

Outras quatro atletas foram contratadas: fixa Tais Marques (ex-Legendárias/RS, eleita melhor jogadora da posição no Campeonato Gaúcho), ala/fixa Marina Dias (ex-Fut Minas/MG), goleira Priscila (ex-Maringá Seleto/PR) e a ala Elenize (ex-Operário de Laranjeiras/PR).

Por outro lado, a ala Carol Caetano, a goleira Camila e a ala Wellida saíram da equipe visando a disputa da Liga Nacional.

Segundo o técnico e coordenador da equipe, Marcio Silva, “elevamos um pouco a idade da nossa equipe adulta pra essa temporada, tendo em vista que, no ano passado, nosso elenco era muito jovem, com média de 21 anos. A presença da Elenice e Tais Marques traz mais experiência em quadra”.

Vice-campeã Paulista

No ano passado, a ‘Guerreiras Pinda’ realizou grandes campanhas, ao sagrar-se vice-campeã do Campeonato Paulista e da Copa Record. A equipe vai disputar as mesmas competições nesse ano, além da possibilidade de disputar a Copa do Brasil.

Para isso, a FPFS (Federação Paulista de Futebol de Salão) precisa indicar a equipe como representante do Estado de São Paulo junto a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).

Não será a primeira vez que a equipe disputaria uma competição nacional. Em 2019, a ‘Guerreiras Pinda’ participou, com um elenco sub-20, da Liga Nacional Adulta e terminou em 6o lugar.

Na categoria sub-20 o time disputou a Taça Brasil em 2021, na cidade de Brusque-SC terminado na 5a colocação.

Base

Na categoria sub-20 somente as goleiras Geovana e Dariellie seguem na equipe. Foram contratadas sete atletas: Martinha, Teffa, Julia, Maria Clara, Kaylaine e Mari Ângelo. Também estão sendo reforçadas as equipes sub-14, sub-16 e sub-18, que contam com 40 jogadoras.

O time também quer manter a vitoriosa temporada de 2022 disputando as competições em que foi campeã (Fase regional do Jogos da Juventude) e bi-campeã (Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior, na categoria Sub-19), além do Campeonato Paulista Sub-20, em que também levantou o caneco.

A equipe ainda foi vice-campeã Metropolitana e da Copa Regional Vale do Paraíba (categoria sub-17).

Secretaria de Esportes apoia projeto do futebol feminino de Pinda

A parceria entre o Pinda Sport Clube e a Associação Atlética Ferroviária para a disputa das competições do futebol feminino de Pindamonhangaba em 2023 tem total apoio da Prefeitura de Pinda por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

O apoio às jogadoras da equipe através de bolsa-atleta oriundos do Fundo de Apoio ao Esporte de Pindamonhangaba estão garantidos para esse ano. Além disso, a Secretaria oferece suporte logístico e material para os projetos da Pinda Ferroviária.

“Estamos animados e com grande expectativa para mais uma temporada, voltando com tudo. É uma ótima época para reformulação e alinhamento da equipe”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Éverton Chinaqui.

A equipe irá disputar nesse ano o Campeonato Paulista e, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A-3. Também irá respeitar o município de Pindamonhangaba nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior.