Registro Cultural : Há 30 anos, a reimpressão da edição n° 1

Nesta terça-feira, 11 de junho, a querida Tribuna do Norte completa 137 anos de
existência e nossa coluna registra a data relembrando um fato histórico referente à
sua trajetória secular ocorrido há três décadas: a reimpressão da edição nº 1 no
Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina!

Para comemorar os 107 anos de existência do jornal, no dia 9 de junho de 1989, uma parceria envolvendo a Fundação Dr. João Romeiro e o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina promoveu um evento no qual foi reimpressa a edição nº 1 da Tribuna do Norte.
Na solenidade, realizada no Museu, constou de palestra do diretor daquela entidade guardiã de memórias e histórias, Dr. João Laerte Salles, tendo discorrido sobre a importante primeira edição do jornal. Em seguida, a impressão da edição que havia sido composta, conforme a original, nas oficinas da Tribuna. A impressão coube à velha Alauzet (tração humana), máquina que durante muito tempo foi responsável pelas tiragens do jornal. Para colocá-la em funcionamento os responsáveis foram, Welton Cypriano de Oliveira (filho de Argemiro Cypriano, gráfico que dedicou sua vida à Tribuna) e Antonio Claro, servidor público municipal que durante 20 anos havia sido o “virador da Máquina”. Para auxiliá-los, participou da ação histórica, João Francisco (filho de Antonio Claro).
Outra atração do acontecimento foi o lançamento de envelopes alusivos à comemoração dos 107 anos. Para isso, uma funcionária do Departamento de Correios e Telégrafos esteve presente pra efetuar os serviços de obliteração, com o carimbo do correio. Valorizando as peças com valor filatélico.
Entre autoridades e convidados este presente um dos netos do fundador da Tribuna, Dr. Matheus Romeiro e senhora.

  • O evento aconteceu na Sala da Imprensa do museu, local onde se encontram peças de antigas oficinas da Tribuna. Na foto, Antônio Claro vira a velha Alauzet outra vez