Holi Kirtan atrai turistas para Nova Gokula

O Holi Kirtan – Festival das Cores que aconteceu no último final de semana e no feriado na Fazenda Nova Gokula, atraiu milhares de turistas para Pindamonhangaba. Eles vieram participar da festa e conhecer a fazenda, que abriga a maior comunidade de devotos da filosofia Hare Krishna da América Latina. O evento, que contou com muita música, workshops, palestras e cerimônias, teve o objetivo de celebrar os 50 anos da ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna).
Durante o festival, apresentaram-se bandas e DJs, além de teatro e dança. Havia barracas de comida indiana vegana, camping, tirolesa e caminhadas por trilhas. O ponto algo da festa era, de hora em hora, a ‘guerra’ de tinta entre as pessoas, que se tornavam intervenções de arte ambulantes, cobertas de cor dos pés à cabeça.
Realizado anualmente na Índia, o caráter lúdico das cores e a alegria do Holi ganhou a atenção dos jovens e se propagou no mundo todo. A festa original, com raízes há cinco milênios celebra o triunfo do bem contra o mal, a redução da desigualdade social entre ricos e pobres, idosos e crianças, homens e mulheres, todos juntos, quebrando as barreiras invisíveis que segregam as pessoas.
A pedagoga Betânia Costa, de 32 anos, veio de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. “Vim visitar amigos na cidade e quando soube do festival, quis muito conhecer. Estou adorando tudo, desde a beleza do lugar, a culinária vegetariana e, principalmente a alegria das pessoas”, afirmou ela.
O festival começou no sábado (12) e terminou na terça-feira (15).

Imagens: Fernando Noronha
  • O caráter lúdico das cores e a alegria do Holi ganhou a atenção dos jovens e se propagou no mundo todo