Editorial : Humanização e simbologia

Um quadro contendo uma foto da criança, com exame do pezinho. Uma pulseira utilizada na maternidade e um gorrinho personalizado da Santa Casa.

Uma ação simples, mas que tem um significado imenso para as mães que passam pela Santa Casa de Pindamonhangaba.

O gesto é resultado de uma parceria com a UniFunvic; e tem colaborado para “uma agradável surpresa para as famílias, demonstrando um carinho com esse momento importante da vida”, segundo os envolvidos na ação.

Denominado ‘Kit nascimento’, a entrega do item acontece em todas as altas da maternidade, para todas as mamães – de “primeira viagem” ou já acostumadas com a missão da maternidade.

Esta é mais uma iniciativa junto as outras que tem vindo somar as mudanças que têm ocorrido na Santa Casa, nos últimos meses, com a proposta de humanizar e ampliar a melhora no atendimento, sobretudo, no Pronto Atendimento Saúde Gestante e na Maternidade.

A entidade prevê a implantação, em breve, de mais um projeto: a “Árvore da Vida” – que presenteará as mulheres que fazem seus partos na Santa Casa, com uma arte exclusiva para eternizar o momento da experiência de ter um bebê.
Trata-se de uma pintura feita com o carimbo da placenta da mãe, que é entregue pela equipe da maternidade após o parto.

Que estes gestos, mesmo que pareçam apenas simbólicos, se estendam a todo o atendimento e acolhimento aos usuários desta e de outras instituições de saúde do município; porque quando falamos de saúde, todo gesto positivo tem seu impacto!