Índice de criminalidade de Pinda é o menor dos últimos 11 anos

Homicídio doloso – quando há intenção de matar – foi o índice que mais reduziu nos últimos anos

Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelou que os índices de criminalidade de Pindamonhangaba são os menores dos últimos 11 anos.
Todos os indicadores são calculados com base em 100 mil habitantes, para assim ter a mesma base de comparação entre cidades de tamanhos diferentes.
De todos os dados, o mais relevante é homicídio doloso (quando há intenção de matar) por 100 mil habitantes – que hoje está em 9,16 – ou seja – nove homicídios a cada 100 mil habitantes por ano. O índice também é destaque na queda acentuada dos últimos anos. Como base de comparação, em 2016, por exemplo, o dado era de 20,32 homicídios a cada 100 mil habitantes – índice 122% superior aos 9,16 de hoje.
Outros itens também apresentam redução significativa, como furto com queda para 846 a cada 100 mil/ano; roubo fica com 309; furto e roubo de veículo cai para 151; e roubo para 94.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública, José Sodário Viana, Pindamonhangaba teve índices altos de homicídios nos últimos anos e a melhoria nos índices deve-se à união forte das polícias Civil e Militar, apoio maciço da Prefeitura, com mais investimentos e à participação comunitária que também tem grande peso. “Aumentamos o efetivo de PMs na cidade de 25 por dia, remunerado pelo município por meio de convênio com o Estado, disponibilizamos 13 novos veículos, sete automóveis e seis motos, implantamos a nova Guarda Civil Metropolitana e o nosso COI que antes não existia e hoje atua com 18 câmeras de monitoramento. E, em breve, será expandido”, explicou.
Além dos fatores diretos, o município aponta ações de outras pastas que refletem numa melhor qualidade da segurança pública. “Atuação da assistência social no acompanhamento dos casos registrados na Delegacia da Mulher, incentivo ao esporte para crianças, adolescentes e adultos, estímulo para participação dos alunos da rede de ensino em atividades extracurriculares e no contraturno, além da promoção da cultura da paz e da valorização da vida. Tudo isso soma muito para conseguirmos índices ainda melhores”, completou.
O prefeito Isael Domingues atribui a redução nos índices de criminalidade à gestão integrada. “Além dos investimentos na segurança, que aumentou sensivelmente, temos as ações na educação, cultura, esporte, social, desenvolvimento econômico, habitação e Fundo Social, que, com certeza, somadas contribuem para essa marca atingida. Nossa missão é proporcionar felicidade e ter uma cidade mais humana, inteligente e integrada”, ressaltou.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação