Infectologia de Pindamonhangaba recebe prêmio de destaque no tratamento de tuberculose

Colaborou com o texto: Bruna Silva

Na última segunda-feira (23), o Setor de Infectologia da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu pela 10ª vez o prêmio de reconhecimento pela eficácia do tratamento de tuberculose realizado na cidade. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde do Governo, em São Paulo.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nos anos de 2004, 2006, 2007, 2009, 2011, 2012, 2017, 2018 e 2019 o Setor de Infectologia de Pindamonhangaba tem sido reconhecido, pois ultrapassou a meta estabelecida pelo estado que era de 85% de alta de cura, e alcançou o índice de 88% de cura dos pacientes com a doença.
“Para o sucesso no tratamento – que dura seis meses – e com índice relevante somente foi possível em decorrência da integração de toda a equipe do setor. Quero aproveitar para parabenizar o empenho e dedicação, e também ressalto a participação das unidades de saúde do município”, comentou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Pindamonhangaba está no ranking das quatro cidades do estado de São Paulo que receberão o prêmio de reconhecimento no tratamento supervisionado – que consiste na atenção e assistência à saúde não somente do paciente, mas também daqueles que possuem contato com ele.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que causa infecção principalmente nos pulmões. A forma de contágio é direta principalmente em aglomerações de pessoas, pois ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que possuem o agente infeccioso podem contaminar outro indivíduo.
Em sua grande maioria, pessoas infectadas com tuberculose, apresentam os seguintes sinais e sintomas: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.
Vale destacar que o tratamento é feito com antibióticos com eficiência de 100% na cura, quando não há abandono no tratamento. Para isto, é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

  • Suely Aparecida Alves e doutor Benedicto Ruivo Junior representaram Pindamonhangaba no recebimento do prêmio