Ingressantes do Ensino Médio Estadual devem optar por itinerário formativo na rematrícula

Estudantes da 1ª série do ensino médio da rede estadual ou alunos interessados na matrícula para a 2ª série em 2022 devem escolher o itinerário formativo durante o período de rematrícula. Durante o processo de confirmação da vaga para o próximo ano letivo, que vai até o próximo dia 17, é possível visualizar os aprofundamentos curriculares disponíveis nas escolas.
A partir do ano que vem, serão ofertados, por escola, para a 2ª série, pelo menos, dois itinerários integrados, que contemplem as quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A 3ª série será atendida em 2023. Atualmente, são mais de 1,2 milhão de estudantes de ensino médio – 460 mil na 1ª série -, em 3,7 mil unidades escolares espalhadas pelo Estado.

Processo em andamento
A definição dos itinerários formativos se deu através de processos ocorridos nos últimos meses. Em julho, mais de 376 mil estudantes da 1ª série (89% do público-alvo) manifestaram apontaram, via Secretaria Escolar Digital (SED), os itinerários formativos mais atrativos, conforme interesse individual, entre as 11 possibilidades propostas de aprofundamento curricular – quatro das áreas do conhecimento, seis opções integradas entre elas e uma de formação técnica e profissional, via Novotec Expresso ou Novotec Integrado. No final de agosto, baseado nesta manifestação estudantil, foi a vez das escolas definirem as ofertas dos itinerários formativos.
Os dois itinerários formativos com maior manifestação de interesse, considerando 1ª e 2ª opções, foram Linguagens e Ciências Humanas, com 80,2% das escolas (27,3% das turmas), e Matemática e Ciências da Natureza, em 71,7% das escolas (23,7% das turmas).

Ampliação das aulas semanais
A partir de 2022, a 2ª série do período diurno passará de 35 para 40 aulas (8 por dia). Já as 1ª e 2ª séries do noturno terão 33 aulas (hoje, são 25). Em 2023, as 3ª séries também passam pela mudança. O diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas. Em relação à carga horária dos professores, ela será mantida mantida e todos terão oportunidade de ampliação, por meio dos itinerários formativos.

Projeto de Vida
O Ensino Médio de São Paulo aproxima o estudante das transformações da sociedade e do mundo do trabalho, permitindo adquirir todos os conhecimentos básicos, e ainda poder escolher as áreas de mais interesse, para aprofundar e ampliar os estudos, sem precisar ficar mais tempo na escola.
Com foco no protagonismo estudantil, a proposta curricular promove a atuação ativa da comunidade escolar e o amparo necessário ao Projeto de Vida dos estudantes. Os itinerários formativos atuam na preparação para os desafios do século 21 e na conquista de melhores oportunidades no mercado de trabalho, além de aprofundar os conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares.
Para mais informações, acesse: novoensinomedio.educacao.sp.gov.br.

  • Créditos da imagem: Divulgação