iniciativas da Semana

As ações do Novembro Azul começaram no dia 19 de novembro com a abertura oficial feita na Igreja Metodista Bela Vista, onde foram feitas atividades sociais e de saúde, como serviços de enfermagem, psicólogos, corte de cabelo e barba, solicitação de exames e atividades infantis. Na terça-feira (22), foi realizada a 2° Caminhada Azul de Moreira César, no Recinto São Vito, sendo que ao fim do trajeto foram feitas atividades sociais e de saúde. E, na quarta-feira (23), foi feita uma ação especial com os funcionários da Secretaria de Obras e DSM – Departamento de Serviços Municipais, no Crispim.
Outra atividade promovida foi uma palestra na faculdade Unopar sobre o papel social do homem, serviços de enfermagem e terapias alternativas para tratamento do câncer, na quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), o sindicato Sindmetp fez um evento aberto com diversas atividades durante todo o dia, como aferição de pressão arterial, orientação com enfermeiras e um bate-papo com os temas: câncer de próstata, terapias alternativas e papéis sociais do homem.
O Novembro Azul tem o objetivo de criar a consciência coletiva para a necessidade de prevenção e o auto-cuidado, isto é, a responsabilidade com a própria saúde. Até o final deste mês, os homens com mais de 40 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar exames e receber orientações.