Inovação e tecnologia no ‘Box da Reciclagem”

Você já pensou em reciclar vários itens do seu dia a dia e ainda ganhar prêmios com essa atitude que traz muitos benefícios para sua cidade?

Esse é um dos objetivos do Projeto ‘Você Recicla’ que lançou em agosto de 2022, em Pindamonhangaba, a instalação do Box da Reciclagem no estacionamento da prefeitura, onde já foram recepcionadas mais de 5 toneladas de material reciclado, evitando dessa forma o envio de tudo isso para o aterro sanitário.
Rodrigo Rocha Ventura – um dos criadores do projeto ‘Você Recicla’ – explicou que a população pode participar baixando o aplicativo Você Recicla, fazendo o cadastro e levando seus resíduos sólidos recicláveis, que devem estar limpos e separados.

“Depois de pesados, eles são convertidos em créditos que vão acumulando até chegar num valor mínimo de 20 reais, que é quando pode-se optar por pegar o dinheiro ou deixar no aplicativo como bônus e resgatar quando quiser”, enfatizou. Esses valores também poderão ser utilizados em empresas parceiras do projeto. Todo esse repasse é realizado apenas nas sextas-feiras. Nesse período de funcionamento do projeto já forma pagos R$ 4 mil aos usuários do aplicativo.

Rodrigo ainda ressaltou a importância da participação de comerciantes nessa ação. “Os comerciantes da cidade, tem uma atuação muito boa, sempre trazendo os materiais para o box . Com essa participação, é importante que eles façam o cadastro com o próprio cnpj da empresa, porque ao final do mês é gerado um certificado mostrando que a empresa fez a destinação correta desses materiais e que é preocupada com o meio ambiente”, explicou.

O ‘Box da Reciclagem’ é o resultado de uma parceria com a prefeitura de Pindamonhangaba, envolvida com a questão da preservação ambiental. Com essa iniciativa, 135 mil litros de água foram poupados; 26 mil KWH de energia elétrica foram poupados e 12 toneladas de gás carbono não foram emitidos na atmosfera.

Isso sem falar ainda no objetivo educacional, com a participação dos alunos das escolas públicas e particulares que também no projeto unindo educação ambiental e financeira”, disse.

Matheus Lima Rezende – morador de Pinda – entrega semanalmente os materiais reciclados em sua residência, no box. “Minha família acredita que é uma ótima opção para todos fazer a separação dos itens. Educamos nossas filhas, colaboramos com o meio ambiente e ainda ganhamos com tudo isso também”, explicou.

Considerada a capital nacional da reciclagem de alumínio, motivo que levou a empresa a lançar o primeiro posto de recebimento aqui, Pindamonhangaba vem se firmando como uma localidade interessada em desenvolver projetos voltados para a área ambiental.
Rodrigo ainda salientou que outras parcerias estão sendo formalizadas, para que mais produtos e benefícios possam ser oferecidos ao público que participa desse movimento de reciclagem.

Inovação
A inovação e tecnologia também estão presentes no box da reciclagem, já que todos os produtos entregues são rastreados até a destinação final, as indústrias de transformação parceiras do projeto.
O box de reciclagem fica aberto de segunda a sexta, das 9 às 18h e aos sábados das 8 às 12h, na rua Claudinei Sebastião Duarte dos Santos, no bairro Alto do Cardoso, em frente à prefeitura.

Como tudo começou

A empresa começou fazendo alguns testes desde 2017, quando foram experimentados vários modelos de negócio até chegar à ideia do Box da reciclagem. Nas primeiras versões do aplicativo, a proposta era conectar o gerador de recicláveis com os coletores.

Rodrigo ainda disse que o projeto era o Uber da reciclagem. “Quando o gerador tinha alguma reciclagem em casa, acionava um coletor pelo aplicativo que estava mais próximo, informava a quantidade aproximada e que tipo de resíduos tinha em sua casa para que um coletor se dirigisse ao local. Isso era feito por meio de agendamento nas primeiras versões”, disse.

O projeto ‘Você Recicla’, percorria as cidades do Vale do Paraíba para consolidar o aplicativo. “Nós começamos a observar que as pessoas queriam algum tipo de benefício em troca de fazer os descartes corretos de materiais recicláveis e então fomos desenhando um modelo até chegar ao Box, onde conseguimos remunerar as pessoas pelos materiais, de acordo com cada categoria”, finalizou.

  • População participa do projeto e entende que todos ganham com a reciclagem
  • Dicas de reciclagem do Projeto ‘Você Recicla’
  • Dicas de reciclagem do Projeto ‘Você Recicla’
  • Dicas de reciclagem do Projeto ‘Você Recicla’