Inscrições para o Sisu começam hoje

Em 2019, o programa de vagas para Ensino Superior tem simulador de nota disponível para download

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019 têm início nesta terça-feira (22) e vão até sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo site http://sisu.mec.gov.br/. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um simulador para ajudar os estudantes na escolha de vagas. A ferramenta pode ser baixada pelo mesmo endereço online.
Neste primeiro semestre, o programa conta com a oferta de 235.476 oportunidades em 129 instituições de Ensino Superior de todo o país. Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e ter tirado nota acima de zero na redação. Para auxílio na inscrição, o simulador do MEC tem como objetivo fazer um comparativo de informações para aperfeiçoar o desempenho dos alunos.
A partir das notas obtidas nas disciplinas da prova, a plataforma filtra vagas por região, turno e cursos e indica onde e em quais opções o candidato teria sido aprovado. Na prática, o simulador faz um comparativo com todas as edições passadas do Enem, desde 2010 (primeiro semestre), quando o Sisu foi implantado pela primeira vez, até 2018 (segundo semestre), mostrando a menor nota que ingressou em determinada graduação, por universidade e edição do Sisu.

  • Simulador e inscrição estão no site do Ministério da Educação (MEC)