Instituto Esporte & Educação volta a Pinda para capacitação de professores

Pindamonhangaba volta a receber o projeto Formação Continuada de professores da Rede Pública, realizado pelo IEE – Instituto Esporte & Educação. Contando com o financiamento da Novelis, é realizado o segundo módulo de 2016 na cidade, entre segunda (6) a quarta-feira (8). O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.
Assim como no primeiro módulo do ano, em abril, a formação será dividida em grupos, sendo um de profissionais da Secretaria de Esportes e outro da de Educação. Cada turma terá o curso em um dia e local. Na terça-feira (7), das 8 às 17 horas, no Centro de Treinamento Luís Caloi, no Parque São Domingos, 70 profissionais da pasta esportiva terão como principal conteúdo as variáveis do Sistema Protege, utilizado pela metodologia IEE.
No dia seguinte, também das 8 às 17 horas, os 50 profissionais da Secretaria de Educação irão aprender mais sobre jogos individuais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A capacitação será na rua Frei Fabiano de Cristo, 555.
“Percebemos, logo no primeiro módulo, que os profissionais se entusiasmaram com a proposta de formação para este ano, pois relataram que os conteúdos propostos fazem parte da realidade deles e proporcionará maiores conhecimentos pedagógicos, ampliando e qualificando a prática”, avalia Fábio Mamel, subcoordenador do IEE e um dos responsáveis pelo curso no município.
“Nesse segundo módulo, daremos continuidade nas formações. Nossa projeção é envolver ainda mais os professores da Secretaria de Esportes na metodologia do esporte educacional, proporcionando uma melhora na prática pedagógica. Já com o grupo dos profissionais da Secretaria de Educação, queremos ampliar as estratégias para aplicação da prática pedagógica”, complementa o coordenador do IEE Alexandre Arena, também responsável pelo curso em Pindamonhangaba.
Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, o esporte assume um papel importante no desenvolvimento dos jovens. “A prática esportiva promove a disciplina e princípios sociais, valores fundamentais para a formação cidadã dos alunos. Ao apoiar o IEE, a Novelis reforça o comprometimento com o incentivo à educação nas comunidades em que atua”.
Ainda fazendo parte da formação, na segunda-feira (6), houve uma visita técnica a uma unidade da Rede de Ensino da região central do município para conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da educação.
O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quarto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
Neste ano, o projeto atua em 19 cidades de sete estados (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará) para capacitar 800 professores e gestores da rede pública. Cada município terá cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento a distância.