Jovem que perdeu o prazo para o alistamento deve regularizar situação

Se você tem ou completa 18 anos em 2018, mas não fez seu alistamento até o último sábado (30), significa que está em débito com o Serviço Militar. Agora precisa regularizar sua situação. Primeiro, o jovem deve pagar a multa por ter perdido o prazo – para saber o valor atualizado, acesse o site da Diretoria de Serviço Militar.
Para pagar esse valor e fazer o alistamento, busque a Junta de Serviço Militar. Em seguida, compareça ao local com certidão de nascimento ou documento de identidade (RG), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente, de frente e sem retoques.
Consequências
A multa não é o único ônus para quem não faz o alistamento dentro do período correto. O cidadão fica impedido de obter ou prorrogar validade do passaporte; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; entre outras coisas.