Judocas de todo o país participam de competição nacional em Pinda

As categorias de base da Seleção Brasileira de judô estão reunidas em Pindamonhangaba para participar de uma nova competição nacional. Adicionada recentemente ao calendário oficial da Confederação Brasileira de Judô, o “Meeting” terá duas partes, uma para os atletas do sub 18 (cadete) e outra para os atletas do sub 21 (júnior).
Os oito melhores colocados de cada uma das 16 categorias de peso tanto no cadete quanto no júnior na Seletiva Nacional das Equipes de Base disputada no último mês de novembro se classificaram para os eventos.
“Esperamos um evento de grande nível técnico porque estarão presentes apenas atletas de grande potencial. O objetivo é que esses atletas sejam avaliados em, pelo menos, duas competições antes de partirem para competições e treinamentos na Europa. É mais um passo tentando deixar ainda mais justo o acesso às equipes de base”, disse Marcelo Theotônio, gestor das equipes de base da CBJ, que é de Pindamonhangaba.
De acordo com a programação, na quarta-feira (18), será realizado o credenciamento do sub 18, das 13 às 17 horas e, uma hora depois, o sorteio. No dia 19, os combates começam às nove da manhã e, na parte da tarde, das 13 às 17 horas, será feito o credenciamento do sub 21. O sorteio também será às 18 horas. O Meeting sub 21 será realizado a partir das 9 da manhã do dia 20.

Treino de campo

Depois da disputa do Meeting, os atletas permanecerão em Pindamonhangaba para o Treinamento de Campo em conjunto com a Seleção Brasileira sênior, que chegará em Pindamonhangaba, no domingo (22).
Para a atividade foram chamados, entre outros, judocas que lutaram os Jogos Olímpicos do Rio, como os medalhistas Rafaela Silva, ouro no Rio, Mayra Aguiar e Rafael “Baby” Silva, ambos medalhistas de bronze em 2016.
Para o secretário de esportes de Pindamonhangaba, Everton Chinaqui, a presença dos atletas na cidade é importante. “Ficamos muito orgulhosos em receber as competições dos atletas de base e os judocas da Seleção Brasileira. É sinal que a cidade está preparada e tem local para a realização desses eventos”, ressaltou ele.
Sobre a seleção principal, Chinaqui destacou que eles “são importantes referências para nossos atletas de base”. “Além disso, a estadia deles traz visibilidade para o município e coloca Pindamonhangaba em evidência no cenário nacional esportivo”.
Os treinamentos das seleções principal, sub 18 e sub 21 de judô em Pindamonhangaba seguirão até o final do mês de janeiro.

Imagens: Divulgação
  • Jovens judocas de todo o país chegam à cidade em busca de pontos para compor as equipes da Seleção Brasileira da modalidade.
  • As competições serão coordenadas pelo gestor das equipes de base da CBJ, Marcelo Theotônio, que é de Pindamonhangaba