Juventrova já alcança a sua 23ª edição

Este ano completa 23 anos de realização ininterrupta do Juventrova – concurso estudantil da modalidade poética trova criado pela Seção de Pindamonhangaba da UBT – União Brasileira de Trovadores, a UBT-Pinda, presidida pelo trovador José Valdez de Castro Moura. Considerado o maior certame da trova estudantil do país, o Juventrova inspirou a  UBT Nacional a adotá-lo em outros estados como forma de divulgar a prática da trova entre os jovens.

Regulamento – Juventrova 2017

Público alvo. Alunos dos cursos de Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) e Ensino Médio das redes pública e particular.

Tema deste ano: Gratidão.

Trova. É uma composição poética de sentido completo, composta de quatro versos (linhas) de sete sílabas (poéticas), rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º. A trova expressa um pensamento (lírico, filosófico ou humorístico) ou uma descrição.

Forma de participação. Cada estudante poderá concorrer com até 3(três) trovas, de sua autoria, previamente selecionadas por seus professores. Os trabalhos devem ser digitados em uma folha na qual deve conter os seguintes dados: nome e sobrenome do aluno autor da trova (embaixo da trova), escola, série, nome completo do professor e (se tiver) e-mail da escola para que seja agilizada a remessa do resultado do concurso. Os trabalhos enviados sem a observância aos dados mencionados serão eliminados.
Prazo e local para envio. As trovas devem ser enviadas impreterivelmente até o dia 12 de maio para o jornal Tribuna do Norte: Praça Barão do Rio Branco, 25 – centro – CEP 12400-280 – A/C de Altair Fernandes ou para o e-mail altairfernandescarvalho@gmail.com.

Premiação. Os alunos autores das melhores trovas deverão ser premiados com medalhas e certificados em evento comemorativo ao aniversário da Emancipação Político e Administrativa de Pindamonhangaba (aniversário da cidade).

Realização. Seção de Pindamonhangaba da UBT – União Brasileira de Trovadores com a participação da Prefeitura Municipal (Secretaria de Educação e Cultura/Departamento de Educação e Cultura/Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace) e Fundação Dr. João Romeiro – Jornal Tribuna do Norte.

Imagens: Arquivo TN
  • Alunos premiados recebem certificados e medalhas em solenidade festiva