“Legislativo de Pindamonhangaba: de 2021 a 2024”

Nesta edição, a série “Legislativo de Pindamonhangaba: de 2021 a 2024” entrevista José Carlos Gomes, o Cal, vereador eleito pelo Republicanos.

1 – Quem é José Carlos Gomes, o Cal?
Nasci e fui criado em Coruputuba, onde aprendi a viver e trabalhar em comunidade. Eu tenho 63 anos. Sou casado, pai de dois filhos e avô de três netas. Trabalho desde os meus 14 anos e sempre vivi em Pindamonhangaba – cidade pela qual sou apaixonado. Sou formado em pedagogia e atuo na vida pública desde 1983. A partir de então, fui vereador por cinco vezes, uma vez subprefeito de Moreira César e uma vez vice-prefeito de Pinda. Retorno agora como vereador pelos próximos quatro anos, indo para o sexto mandato sempre trabalhando por uma cidade melhor.

2 – Por que você quis ser vereador, novamente?
Nos últimos quatro anos estive fora da vida pública e muitas pessoas vieram me procurar para retornar à Câmara. Quando assumi como suplente, em agosto do ano passado, encontrei um plenário divido por problemas que não visavam o bem do município. Diante disso, notei que poderia utilizar minha experiência para trabalhar de forma ainda mais incisiva por Pinda e buscar soluções para os problemas do dia a dia da nossa cidade. É por isso que quero trabalhar nesta gestão em parceria com os demais vereadores e com a população: construindo, a cada dia, uma nova Pinda.

3 – Quando se “descobriu” político?
Em 1983, a convite do então prefeito, Dr. João Bosco Nogueira, ingressei na subprefeitura de Moreira César como supervisor de obras. Neste cargo, pude conhecer mais de perto as necessidades do povo. Após um ano de muita dedicação, e aprendendo com os funcionários, fui nomeado subprefeito de Moreira, cargo que desempenhei até 1987. Em 1992, fui eleito vereador com uma votação considerada histórica para época. Neste período, atuei como presidente da Câmara de 1993 a 1994. Fui eleito novamente para o Legislativo em 1996. Depois, vice-prefeito em 2000. Retornei como vereador nas eleições de 2004, 2008 e 2012 e agora volto novamente com o mesmo desejo de trabalhar pela nossa cidade.

4 – Quais serão suas principais áreas de atuação?
Quero batalhar para vencer os desafios pós-pandemia, gerando emprego e renda. Desejo ainda zerar a fila de espera por exames e cirurgias, realizando parcerias para possibilitar mutirões de saúde. Não vou me esquecer também da segurança e da mobilidade urbana em nosso município. Vamos viabilizar tudo isso buscando parcerias estaduais e federais, como eu sempre fiz. Com carinho e responsabilidade, vou deixar meu gabinete de portas abertas para a população, pois quero representar cada morador de nossa amada Pindamonhangaba.

5 – O que o munícipe pode esperar do seu novo mandato?
Bastante trabalho! Temos muito que fazer pela frente e a população é nossa maior aliada, apontando as necessidades e as áreas que mais precisam de nossa atenção. Por isso mesmo quero trabalhar em parceria com o munícipe, ouvindo, dialogando e buscando soluções para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade, com mais emprego, mobilidade, saúde e segurança. E reforço mais uma vez: meu gabinete sempre estará aberto para acolher a todos. Também quero utilizar as redes sociais para estar ainda mais próximo de você. Estou no facebook.com/cal.pinda e no Instagram @cal.pinda. Quero utilizar a internet para facilitar ainda mais nossa comunicação!

6 – Para você, quais devem ser as características de uma pessoa pública?
As pessoas públicas, sobretudo aquelas que são eleitas para representar a população, devem trabalhar sempre com uma política séria e transparente, baseada na escuta, na acolhida e na ação em favor de todos. Sempre pautei assim minha vida e é desta forma que vou continuar trabalhando pelos próximos quatro anos.

7 – Deixe uma breve mensagem a seus eleitores e à população de Pindamonhangaba:
Agradeço ao espaço dado nesta entrevista. É uma honra muito grande estar nas páginas do jornal Tribuna do Norte – que é um dos mais antigos jornais impressos ainda em atividade no Brasil. Sem dúvida, uma grande riqueza da nossa Pindamonhangaba. Também não posso deixar de agradecer ao apoio recebido na eleição do dia 15 de novembro. Sinto-me muito feliz e honrado pela votação obtida. Por isso, reforço meu compromisso com você que, assim como eu, ama Pindamonhangaba: quero trabalhar por você e com você! Que 2021 traga novos rumos para o mundo e ainda mais progresso para Pinda. Um feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos!

  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal