Liberdade de expressão

Fundamentados na liberdade de expressão e de imprensa, a RSF Repórteres Sem Fronteiras é uma organização não-governamental independente, fundada em 1985 por quatro jornalistas na França.

A RSF mantém um ranking de liberdade de imprensa, qualificando os locais onde a situação da informação é considerada difícil.

O Brasil hoje ocupa a 111ª posição entre 180 países avaliados.

O país se encontra na parcela vermelha, que sinaliza um cenário de ameaças à liberdade de imprensa, se aproximando ao Congo, Gabão ou Nigéria.

Em anos anteriores, se encontrava na faixa laranja, mas, ainda existe a faixa negra, onde estão regimes como a China, Cuba ou Venezuela.

O Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de profissionais de imprensa assassinados na última década, atrás apenas do México.

Entendemos que os ataques contra a imprensa servem como uma cortina de fumaça para desviar a atenção de outros assuntos. Com o pretexto da crise sanitária, jornalistas do mundo inteiro sofreram com o número de obstáculos para chegar a informação.

Talvez o problema seja ainda a grande concentração da propriedade dos meios de comunicação, prejudicando a qualidade da informação. Os jornais cobram do profissional a produção de matérias em larga escala, escapando algumas etapas essenciais ao processo de apuração das notícias.

Outro fator prejudicial à informação de qualidade foi o aumento na utilização dos meios de comunicação como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram que possibilitaram a produção e divulgação de conteúdos jornalísticos por quem não é necessariamente do ramo, gerando notícias sem a devida verificação de veracidade.

Como infelizmente não existe uma lei que trate especificamente de liberdade de imprensa e os meios de divulgação que são oferecidos por diversos portais são livres e acessíveis, o que nos resta é sempre estarmos atentos em divulgar e verificar o que foi divulgado, sempre sobre sua autenticidade.

Como dizia Rui Barbosa: “A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe…”

Pesquisa: RSF Repórteres Sem Fronteiras, Site Politize.

 

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/sp
Presidente da AJOJP