Limpeza e organização renovam as energias do lar e devolvem a funcionalidade dos ambientes

A chegada de um novo ano inspira em qualquer pessoa atitudes que visam aumentar a qualidade de vida. Uma das formas de promover essa renovação de energias é investir na organização do próprio lar. Ter uma casa limpa e arrumada, além de ser agradável aos olhos, torna os ambientes mais funcionais.
Priscila Pacca e Silva, docente da área de arquitetura e urbanismo do Senac Pindamonhangaba, explica que organizar a residência é um desafio, não pelo tempo que exige dos moradores, mas pela mudança de comportamento necessária. Deve-se ter em mente que a bagunça não surgiu da noite para o dia, e que a organização precisará de tempo, paciência e planejamento.
“O primeiro passo para quem deseja revolucionar o lar é fazer uma triagem em cada ambiente, identificado quais objetos ainda têm utilidade. Os que não agregam mais valor podem ser descartados, doados ou vendidos, se estiverem em bom estado de conservação. As peças quebradas devem ser descartadas”.
Peças organizadoras são essenciais para manter os ambientes em ordem, como prateleiras, nichos, ganchos, sapateiras, porta-joias, gavetex (aramados que se encaixam em prateleiras e criam um novo compartimento nos armários), colmeias (divisórias de plásticos para guarda-roupas), suporte para pratos e xícaras.
“As caixas de plástico transparentes, que permitem visualizar o conteúdo sem serem abertas, são excelentes opções. Elas podem ser encontradas em vários tamanhos; são fáceis de armazenar, podendo ser empilhadas, e proteger o conteúdo de insetos e poeira.”
Outras dicas também ajudam a manter o lar em harmonia. “Usar cores claras nas paredes e pisos, colocar espelhos nas paredes; utilizar móveis pequenos e prateleiras nas paredes aumentam a sensação de amplitude. Deixar as janelas e portas dos cômodos abertas permite a circulação de ar e de energias em toda a residência.”
Formação na área
Para os interessados em desenvolver suas habilidades na área de arquitetura e urbanismo, o Senac Pindamonhangaba está com inscrições abertas para o curso de curta duração “Organização de Residências”. A capacitação conta com orientações sobre como otimizar os espaços e facilitar o dia a dia do morador por meio da escolha dos produtos organizadores adequados, do tipo de dobra utilizado na rouparia, e da eliminação de objetos em excesso, vencidos ou pouco utilizados.
Para mais informações e inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba. A unidade fica na rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP.

  • Senac Pindamonhangaba oferece formação em “Organização de Residências”