Literatura produzida por mulheres é tema da “4ª Semana Senac de Leitura”

Sob o tema “Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas”, o Senac São Paulo promove a “4ª Semana Senac de Leitura”, em 60 unidades da rede em todo o Estado. A ação ocorrerá na unidade de Pindamonhangaba e objetiva contribuir com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos.
A proposta desta edição é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.
Em Pindamonhangaba, a apresentação “Boca do Mato”: a fala sagrada da alma índia, no dia 24, resgatará as lendas e culturas indígenas, levando o participante a uma vivência do sagrado; no dia 27, a roda de conversa “Mulheres Fazendo Arte” trará histórias, jogos, danças, músicas e poesias de grandes mulheres, visando fortalecer a potência criativa das mulheres participantes do encontro na arte.
“O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.