Luz, câmera, ação!

O que é a nossa vida se não um roteiro muito bem escrito! Rápida, deve ser vivida plenamente, um dia de cada vez! A escolha dos atores que estarão conosco durante a “gravação” deve ser feita de forma delicada e com responsabilidade para que o resultado da produção seja positivo.

Brincadeiras à parte. No dia 10 de maio, um dia depois de completar 89 anos, a luz física se apagou para Osvaldo Leonel, o “Mazza”, dublê de Mazzaropi. A luz se apagou por aqui para que ele possa continuar brilhando em outro plano. Osvaldo Leonel foi convidado a fazer um teste para dublê, em 1951, quando trabalhava como Garçom na empresa cinematográfica Vera Cruz, isso devido à sua semelhança com Mazzaropi. “Mazza”, como gostava de ser chamado, aproveitou ao máximo o que a vida lhe apresentou. Depois de passar no teste e atuar no filme “Sai da Frente”, atuou em mais de 42 filmes, sendo 28 deles com Mazzaropi. Fez curso de iluminação, câmera man e fotografia na ECA (USP), para ajudá-lo nas gravações. Atuou em “Tico-Tico no Fubá”, “Nadando em Dinheiro”, “Candinho” e tantos outros, mas, o que mais gostou de fazer foi “Jeca, o fofoqueiro do céu”. Em abril de 2011, foi capa da revista Vitrine, em matéria que homenageava Amácio Mazzaropi.

E se na telinha ele encantava pelo jeito simples com que atuava, na vida real deixou um grande legado para todos que tiveram a felicidade de conviver com ele. Quem não gostava de “tirar um dedo de prosa” com ele?!. A prosa era sempre recheava de lembranças dos áureos tempos do cinema nacional, com muitas histórias engraçadas, histórias de família, dicas de números da sorte (rs), e, ainda, dicas das melhores cachaças para degustar. Habilidoso, ainda era artesão: transformava madeira e palitos de sorvete em obras de arte. Eu mesma, guardo com carinho um baú feito por ele.

Para os netos era o “Vô Batata”. Para nós, o “Seu Osvaldo”. Para o cinema, o “Mazza”. Profissional, pai e avô zeloso, sogro carinhoso, amigo fiel. Segue em paz “Seu Osvaldo” vai atuar em outras paragens, participar de outros roteiros e muitas outras histórias.