Mães intercessoras

Sísera Correa de Oliveira é mãe de dois filhos. Com idade aproximada, Filipe e Rafael sempre foram “bons meninos”. Sísera se desdobrava para atendê-los e criá-los da melhor forma, ensinando e acompanhando cada passo dos dois.
Um dia, quando Filipe, o mais velho, tinha 12 anos, ela pediu que o filho passasse o aspirador de pó pela casa. Ele obedeceu, mas a mãe logo se irritou. “Não é assim que usa o aspirador, Filipe! Você está fazendo errado!”, esbravejou Sísera. O menino então, deu uma resposta que a surpreendeu: “Mãe, você me pediu pra limpar. Mas eu vou limpar do meu jeito, não do seu. Se quando eu acabar, estiver mal feito, aí eu faço de novo”.
“Eu levei um susto e percebi que ele estava crescendo e que não faria mais as coisas do meu jeito. Acho que em algum momento, toda mãe leva esse choque. É difícil, mas ali eu comecei a ter dificuldades”, relembra ela.
Sísera conta que com os filhos crescendo, ela não se adaptava à nova realidade. Ao mesmo tempo, eles se afastavam. “Foi desesperador porque eu não sabia o que fazer. Vi meu filho se afastando de mim e das coisas que eu havia ensinado. E quanto mais eu tentava falar, conversar, brigar, mais ele se afastava”.
Foi neste período turbulento, que ela soube do Movimento Desperta Débora.

O projeto

O projeto reúne mães intercessoras, biológicas, adotivas ou espirituais, de qualquer denominação cristã, comprometidas a orar diariamente por seus filhos e pela juventude, por no mínimo 15 minutos diários.
Sísera não procurou ninguém do Movimento, mas passou a seguir o conceito e sozinha, orava por seus filhos todos os dias, por 15 minutos.
Dois anos depois, coincidentemente, o pastor da sua igreja a convidou para iniciar esse projeto. “O engraçado é que ele não sabia do meu propósito de oração. Ele ouviu falar do movimento e achou que eu poderia ajudar a trazê-lo para a igreja”.
Assim, dois anos após começar a orar diária e sistematicamente pelos seus filho, Sísera entrou oficialmente para o Desperta Débora.
Criado em 1995, o movimento tem esse nome por causa de uma personagem bíblica. Débora era juíza e profetisa e, num tempo em que seu povo estava subjugado pelos inimigos, ela se colocou perante Deus como “mãe de Israel” e intercedeu pelo seu povo até obter a vitória contra os inimigos.

O poder da oração

“Deus te abençoe, meu filho”. Grande parte das famílias cristãs mantém o costume de pedir e ofertar a benção a seus filhos e entes queridos. Acredita-se que abençoando oferece-se a proteção de Deus a quem recebe, além disso, a benção significa desejar prosperidade, longevidade, sucesso e muitos frutos.
Mas pedir a benção de Deus vai muito além disso. “Ao orarmos por nossos filhos, estamos entregando a Deus a função de cuidar e zelar por eles. Nem sempre isso é simples para as mães, porque somos possessivas em relação aos nossos filhos”, explica Sísera.
Assim, segundo ela, quando as mães passam a fazer parte do movimento Desperta Débora, há uma mudança de atitude. “A gente sempre acha que sabe a resposta para nossos problemas. Mas quando oramos, temos que entender que a resposta será de Deus e não nossa. Eu oro não para que Deus me atenda, mas para que eu atenda a vontade de Deus, que é perfeita e agradável”.

Amor incondicional

Toda mãe ama seus filhos incondicionalmente, mas na prática, é comum que elas os idealizem e coloquem sobre eles suas ansiedades e sonhos. “Eu tinha muitas expectativas em relação aos meus filhos. Através da oração, aprendi a respeitar as escolhas deles e apoiá-los. E quando eles fazem escolhas erradas, é pela oração que as mães podem ajudá-los, porque o próprio Deus comparou o seu amor aos das mães. Quando o nosso amor falhar, o de Deus não falhará”, garante Sísera.

A vitória pela oração

O caminho percorrido por Sísera não foi fácil. Ela está no Movimento há dez anos e hoje é coordenadora estadual do Desperta Débora. Mas houve momentos muito difíceis. “O mais incrível é que a gente entra no Movimento para que Deus transforme nossos filhos, mas a primeira mudança que ocorre é dentro de nós”, ressalta Sísera.
A oração pelos filhos mudou a vida de toda a família. “Eu tenho dois filhos, um deles não me deixa me afastar de Deus e o outro que me faz lembrar que Deus está sempre perto”.
Hoje, os filhos de Sísera, têm 28 e 26 anos e os problemas da adolescência ficaram para trás. “Eles estão bem. Um deles já casou, o outro está noivo. Ambos têm suas profissões e eu estou muito feliz. Mas não deixo de orar. Filho nunca deixará de ser uma preocupação para as mães. Até a nossa morte, vamos querer cuidar deles. Então, eu continuo orando diariamente e farei isso enquanto eu viver”, destaca.

Projeto em Pinda

O Desperta Débora, que começou em Pinda com a luta de Sísera, conta atualmente com cerca de 600 mulheres em diversas igrejas da cidade. Em todo o Brasil são mais de 120 mil mulheres e o movimento, que se iniciou no Brasil, já existe em 40 países.
Quem quiser saber mais pode acessar o site WWW.despertadebora.com.br ou obter informações pelos telefones (11) 5054-3032 ou (12) 99734-2039.

Imagens: Divulgação
  • Sísera dedica 15 minutos do dia para a intercessão
  • Coordenadora do projeto com os filhos, as noras e o marido. Oração é o alicerce da vida familiar