Mães, pais e famílias inteiras participaram da “Hora do Mamaço”

Com o objetivo de conscientizar mães, futuras mamães, pais e familiares sobre a importância ao aleitamento materno, a praça Monsenhor Marcondes em Pindamonhangaba recebeu no último domingo (27), o movimento social “A Hora do Mamaço Pinda”.
No mês de agosto é comemorada a “Semana Mundial do Aleitamento Materno” e a “Hora do Mamaço Pinda” veio para fortalecer este movimento, conscientizando a população sobre o tema.
“Aqui é um momento para acolhimento, para esclarecimentos e também para desconstrução de alguns mitos relacionados à amamentação. A ideia da mobilização pública é justamente ganhar visibilidade, além de trazer mais pessoas para uma causa tão importante quanto esta”, disse Milena Fondello, uma das organizadoras da ação. Junto com Dayane Salomão e Rosana Fontes (da Clínica Mátria) e o pediatra dr. Enrico Tutihashi, elas idealizaram o evento – que também contou com apoio da prefeitura de Pindamonhangaba, da Funvic, do Banco de Leite Humano e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
“Eu já percebi que muitas mães não recebem as informações corretas. Estar neste movimento é o primeiro passo para termos mais acesso”, afirmou Fernanda Stefani, mãe da pequena Amanda, de 4 meses. Para Rafaela Cristina, que é mãe do Isaque, “para amamentar corretamente, é preciso muita paciência e sabemos que muitas ‘mães de primeira viagem’ não têm. Aqui é um lugar para incentivo ao aleitamento”.
Quem foi até a praça, além de receber informações puderam participar da “Dança Materna”, com Dê Almeida; do teste “Sling” (bebê no pano), com Mariana Lopes, além de conferir uma exposição de fotos de mães e filhos, das fotógrafas Karina Amábile e Paula Cavalheiro.
“O aleitamento materno é algo tão natural e biológico, mas às vezes, com o passar do tempo, com avanço das tecnologias, as pessoas vão deixando de lado o que é natural. Eventos como estes reforçam a importância de um gesto que traz excelentes resultados e que reduz doenças. Precisamos incentivar e divulgar cada vez mais essas ações”, ressaltou o prefeito Isael Domingues.
A secretária municipal de saúde Valéria Santos, também presente no evento, destacou a importância do aleitamento materno: “Além da nutrição em si, na hora da amamentação, o contato físico da mãe e do bebê gera um vínculo muito forte e necessário. Isso também é saúde”, disse.

  • Mães se reuniram para trocar experiências. Dança permitiu interação
  • A ação buscou conscientizar a população sobre a importância do aleitamento