Mais de 430 mil crianças e adolescentes paulistas já foram vacinados

Um balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, aponta que foram aplicadas 432,3 mil doses de vacinas em crianças paulistas com cinco anos, pré-adolescentes e adolescentes na faixa de 9 a 15 anos. O Dia D da campanha de multivacinação para colocar em dia a caderneta de vacinas foi no sábado (24) mas a campanha segue até o dia 30 de setembro.
O objetivo é conferir a caderneta e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada um.

A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso. Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente, para acesso ao arquivo.
“Até este Dia D, a participação dos adolescentes nesta campanha foi bastante satisfatório, mas esperamos que, durante esta próxima semanas de campanha, seja possível atingir um número ainda maior para melhorar a cobertura vacinal e, assim, garantir a imunização”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
As equipes trabalharão intensamente para conferir e atualizar as cadernetas de vacinação das crianças, pré-adolescentes e adolescentes paulistas.

Imagens: A2img/Daniel Guimarães
  • Quem ainda não levou o filho no posto de Saúde para atualizar a caderneta de vacinação, tem até o dia 30 para participar da campanha