Mais de 900 alunos pindenses participarão do programa “Trilhos Pedagógicos” neste semestre

Iniciativa tem como objetivo difundir história e importância da estrada de ferro a estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino

Com o fim das férias de julho, estão de volta, além das aulas regulares, as atividades do programa “Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania”. Neste semestre, devem ser atendidos mais de 900 alunos de 34 escolas municipais de Pindamonhangaba. Promovida pela parceria entre a Secretaria da Educação de Pindamonhangaba e a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), a iniciativa visa difundir conhecimentos sobre a centenária estrada de ferro e sua importância para o desenvolvimento da região a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O passeio vai da estação Pindamonhangaba até a parada Monteiro Lobato, em um percurso de 17 km que dura aproximadamente 45 minutos. Durante a viagem, as turmas têm a oportunidade de visitar o Parque Reino das Águas Claras, que abriga figuras em cerâmica de personagens que fazem parte da obra do escritor Monteiro Lobato. O passeio total dura, em média, 2h30.
Neste ano, antes do recesso de julho, foram realizadas 17 excursões com 718 alunos e 62 professores e auxiliares de 26 escolas municipais. Desde sua criação, em setembro de 2017, o projeto já atendeu 3.257 estudantes e 322 educadores de 40 instituições de ensino locais.
Para complementar a experiência educacional, os participantes recebem na sala de aula um material pedagógico com mais informações e atividades sobre a viagem de trem para debater os temas abordados.

  • Dentro do projeto, estudantes da Escola Municipal Arthur de Andrade visitaram o Parque Reino das Águas Claras no primeiro semestre de 2019