Editorial : Mais Oportunidades

Nesta edição, noticiamos que o Senac vai oferecer, a partir do próximo ano, Ensino Médio em sua unidade de Pindamonhangaba. A notícia é boa sob a perspectiva que é mais um leque que se abre para o jovem estudante da cidade.

O Brasil possui aproximadamente 3,2 milhões de jovens de 19 anos, mas apenas 2 milhões (63,5%) deles já concluíram o Ensino Médio. As perspectivas de conclusão dos estudos na idade certa se tornam ainda mais desafiadoras ao observarmos que dos 1,2 milhão de jovens que ainda não finalizaram a Educação Básica, 62% (720 mil) já nem frequentam mais a escola e, desses, mais da metade (55%) parou os estudos ainda no Ensino Fundamental.

Os dados são referentes ao monitoramento da Meta 4 do movimento “Todos Pela Educação”: Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído até 2022. Feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2012 a 2018 (Pnad-C/IBGE), o levantamento traz indicadores de conclusão também do Ensino Fundamental e análises que retratam a desigualdade entre brancos e negros, moradores das áreas urbanas e rurais e entre unidades da Federação.

Oferecer opções, orientar o estudante a refletir sobre seus sonhos de vida, suas características individuais e, em um sentido mais amplo, traçar projetos, requer um trabalho voltado para o autoconhecimento.

O caminho é ir junto. Dar voz. Ouvir. Aprender com ele. E, claro, ensinar. O conhecimento, quando repartido, se multiplica.

Esse é o grande desafio da sociedade e dos educadores de hoje para formar cidadãos protagonistas, orgulhosos de quem são e de suas escolhas!