Manuela, Zuma e Levi

A primeira vez em que nos encontramos, era inverno. A menina vinha de mãos dadas com o pai, de uniforme escolar, mochila nas costas, gorrinho de raposinha na cabeça e, numa das mãos, segurando bem firme, a guia de sua cachorra – uma bordercollie preta, com as patas, o peito e o focinho branquinhos. Eles vinham pela rua a passos tranquilos, conversando e rindo, feito o solzinho das seis e meia da manhã.

Meus poodles, muito interessados naquela belezura de quatro patas, atravessaram a calçada rapidinho. Zuma, espevitada como todo filhote, fez a maior estripulia! Proseamos um pouquinho, elogiei a mascote da menina, o charme de seu gorrinhoe o fato dela ir para escola na companhia de seu bichinho de estimação e de seu pai – o Agente de Correios Levi.

Desde esse dia, nossos encontros eram uma festa só! Nossos cachorros se adoram e, nós, sempre trocávamos um dedinho de prosa. Manuela estuda na escola “Caveirinha” (é como as crianças apelidaram a Escola Municipal “Gilda Piorini Molica”, próxima ao Cemitério Municipal, no Bairro São Judas Tadeu) e, por tudo o que temos conversado, vê-se que Manuela adora a professora, os colegas, as brincadeira se tudo o que aprende na escola.

Levi, todos os dias, antes de ir para o trabalho, se dispõe a caminhar uns dez quarteirões a pé, para conduzir a filha à segunda casa do saber. Sempre que os vejo, penso nos laços de amor e de amizade que Levi e Manuela terão fortalecido ao longo dessas manhãs à caminho da escola… Laços indestrutíveis!

Essas manhãs com Manuela, Zuma e Levi me levaram a pensar que a infância é um território sagrado! Tempo de brincarmos com as crianças, de aconchegar-lhes no colo, de ensinar-lhes a andar e a falar, de contar-lhes histórias, de ouvir as histórias‘sem pé nem cabeça’ que elas inventam a todo momento, de ensinar-lhes a andar de bicicleta e a jogar futebol, a impor-lhes limites, a ajudá-los a escolher os amigos e o animalzinho de estimação, a levá-los à escola e aos espaços de diversão, entre tantas outras atribuições que cabem a nós, pais e educadores…

Cuidar de nossos filhos, de nossa família, das crianças de nossa rua, de nosso bairro, de nossa cidade é o maior patrimônio que podemos deixar ao mundo.Só assim, teremos um mundo melhor e mais feliz!

Juraci de Faria Condé
Professora, Escritora e Poeta

  • Reprodução