Editorial : “Mão na massa”

Cada vez mais, as pessoas vêm percebendo o valor do voluntariado e de ações comunitárias que contribuem positivamente para a sociedade. Por mais que no Brasil o trabalho voluntário ainda não esteja culturalmente enraizado; nos últimos anos, escolas e universidades vêm incentivando a “Matrícula Solidária”; o “Trote Solidário” e até a “Formatura Solidária” – não sabe o que é?

Funciona assim: um grupo de amigos, do último ano do colégio ou da faculdade, se junta e, em vez de comemorar a finalização do curso com uma festa, celebra fazendo o bem para uma família: impactando positivamente outras pessoas. Parece utópico, não é mesmo? Mas saiba que existem pessoas dispostas a realizar essas ações.

Agora, embora, essas atividades pareçam distantes da nossa realidade – ou porque não estudamos mais; ou porque estamos longe de concluirmos o curso; ou ainda, porque precisam ser elaboradas de forma coletiva e isso requer planejamento, renúncia, paciência, entre outras questões – todos os dias podemos fazer algo diferente.

Foi isso que um grupo de skatistas de Pindamonhangaba fez: juntaram familiares e amigos – amantes do skate – e “colocaram a mão na massa”, visando revitalizar a uma pista pública de skate localizada no bairro da Galega, próximo à Quadra Coberta.

Os idealizadores contam que os mutirões acabaram virando encontros culturais, onde se fala de tudo: além da temática “skate”. A prefeitura abraçou a causa e hoje, o projeto de revitalização da pista é de responsabilidade do Executivo, com apoio e orientação do grupo voluntário de skatistas. Por mais ações coletivas e positivas!