MEC autoriza novo curso de medicina no Vale do Paraíba

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a aprovação de um novo curso de medicina no Vale do Paraíba. Foi divulgado, na terça-feira (27) que a Universidade Anhembi Morumbi foi a instituição privada escolhida para oferecer o curso privado de medicina em São José dos Campos. A publicação foi feita no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria do MEC, a instituição tem até o dia 11 de outubro para entregar a garantia de execução da universidade. O prazo para o início do curso é de até um ano e meio após a assinatura do termo de compromisso e apresentação da garantia de execução.

A faculdade escolhida deve ofertar 100 novas vagas, segundo edital divulgado pelo MEC. Com isso, a região passará a contar com 220 vagas anuais em cursos de medicina, já que a Universidade de Taubaté oferece 60 vagas e a Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, outras 60.

A criação de novos cursos de medicina em todo país faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal. A ideia é que os alunos façam residência na rede pública de saúde e aumentem a oferta de atendimentos à população.

A universidade Anhembi Morumbi informou por meio de nota que se sente honrada com a escolha e que vê esta como uma oportunidade de contribuir para a formação de um número maior de médicos necessário para atuar na cidade de São José dos Campos e região. A universidade destaca ainda que o curso de medicina oferecido por ela foi reconhecido com conceito máximo 5 no MEC. A Anhembi Morumbi informou que ainda aguarda o término do processo legal para oficializar a concessão.

Imagens: Divulgação
  • Serão abertas 100 novas vagas para o curso em São José dos Campos