Meninos de 11 a 15 anos devem ser vacinados contra HPV

Ministério da Saúde amplia cobertura da imunização também para homens e mulheres transplantados e oncológicos em tratamento
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação de HPV para meninos de 11 a 15 anos. Desde janeiro, as doses eram aplicadas em jovens entre 12 e 13 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, também podem receber a vacina homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Em Pinda, a vacina está disponível em todos os postos de saúde.
O objetivo da pasta é imunizar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos. Além disso, cerca de 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, também podem se vacinar contra HPV.
Os jovens precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses entre as doses, para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. A infecção está associada ao desenvolvimento de cânceres de pênis, garganta, ânus e colo do útero.
Para ampliar a cobertura, a vacina de HPV também fará parte do elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação, que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será dia 16 de setembro.

Imagens: Divulgação
  • A vacina está disponível nos postos de saúde do município