Editorial : Mobilidade urbana: ações e melhorias

A edição de hoje vem recheada de boas notícias: são conquistas da área esportiva, atividades da Saúde e eventos culturais que a cidade receberá no fim de semana, incluindo o já tradicional “Café Caipira” no Parque da Cidade – local que terá ainda yoga inclusiva, oficinas artísticas, entre outras atividades.

Chamamos a atenção para a matéria relacionada à mobilidade urbana: por ser um dos temas mais debatidos da atualidade e também por estarmos no mês em que se celebra a “Semana Nacional do Trânsito” – momento em que as ações de orientação e de busca por um trânsito mais seguro são intensificadas.

Por entender a importância da segurança no trânsito e fluidez no tráfego, a Prefeitura de Pindamonhangaba tem realizado diversas melhorias em estradas, ruas e espaços, principalmente os que recebem grande número de pessoas e de eventos públicos.

Apontada como um ponto crítico no trânsito da cidade, principalmente, em horário de pico, a rotatória Doutor João Pedro Cardoso, ou ‘Rotatória do Tenda’, como é conhecida, poderá receber a implantação de semáforos.

A ação visa a melhorar a fluidez no trânsito e trazer mais segurança aos motoristas e aos pedestres que passam pelo local. Com a proposta de amenizar o grande conflito que tem nessa área, a prefeitura solicitou um estudo de viabilidade técnico sobre essa melhoria.

Embora desafiadora, se for viável, esta será mais uma obra que busca sanar lacunas originadas pelo crescimento das cidades, populacional e da frota de veículos.