Moreira César recebe eventos que valorizam arte urbana

Colaborou com o texto:
Jennifer Gonçalves

Nos dias 29 e 30, o Distrito de Moreira César recebeu, com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, eventos que valorizam a cultura de rua e a arte urbana.
No sábado (29), durante à tarde, houve uma programação repleta de atividades no CEU das Artes. O evento “Cultura de Rua no Céu” foi o encerramento do Workshop “Rap e Meditação”, ministrado pela naturopata, yogue e MC Dani da Terra e da MC de Taubaté, Annie.
O evento contou com pockets shows, apresentações de danças, e um lugar reservado para os grafiteiros, além de o microfone ficar aberto para qualquer pessoa que tivesse interesse em se apresentar.
“Foi muito legal, os grafites, e a apresentação da Dani da Terra com o Rap Meditação, nós pudemos conscientizar os jovens sobre a manutenção dos equipamentos, e iremos fazer um mutirão para finalizar e para manter a manutenção dos muros, além de poder divulgar os nossos cursos”, comenta o coordenador do CEU das Artes, Luis Claudio de Oliveira.
Já no domingo (30), aconteceu o Sopa de Letras, Segundo Festival de Graffiti de Pindamonhangaba. Os grafiteiros puderam fazer uma intervenção artística no viaduto Jorge Augusto Mesquita, no centro de Moreira César.
A grafiteira Samanta Briet, de Caçapava, segue profissionalmente a carreira desde 2012, e ressalta a valorização da arte. “É importante como revitalização das ruas, além de ajudar na divulgação da cultura de rua”, disse. Sua marca característica é o desenho de uma gata, e ela pinta de acordo com o tempo disponível, podendo se dedicar por horas ou dias à arte.
Já Adriano R. da Silva, conhecido como “nível 4”, é do bairro Mantiqueira e faz grafites há 12 anos. “É importante para o desenvolvimento da cultura de rua, além de me auxiliar a ganhar um dinheiro extra”, contou. Sua principal característica são as letras de seu nome em 3D.
A munícipe do bairro Parque São Domingos, Luana Rosa da Silva, estava apreciando o evento. Ela conhece alguns dos envolvidos e aprovou a iniciativa. “Acho a ideia maravilhosa, gosto de participar desses eventos por ser uma manifestação artística, que reúne pessoas que têm a mesma cultura”, completa.
Além do grafite, o evento contou com apresentações de música, dança, e batalha de MC’s.

Imagens: Divulgação
  • Conhecido como “Nível 4”, o artista faz graffites há 12 anos