Morre o artista plástico Ademir da Costa Alves, o Kuka das pinturas sobre azulejos de Pinda

Na sexta-feira (5), Pindamonhangaba recebeu, consternada, a notícia da partida de Ademir da Costa Alves, o Kuka, para o plano espiritual. O talentoso e competente artista plástico deixou a esposa Evanilda, três filhos, demais familiares, parentes, amigos e uma obra artística apreciada em diversos municípios, entre eles a Princesa do Norte.
Kuka, que completaria 65 anos no próximo dia 20 de agosto, era filho de Washington Pereira Alves e Deolinda da Costa Alves. Casado com Evanilda C. Costa Alves, amoroso pai de Leonardo, Gabriel e Rafael. Seu contato com a arte, ele contava, se deu quando garoto e foi graças a sua mãe, uma talentosa desenhista. Seus primeiros trabalhos artísticos foram pinturas personalizadas em tanques de motos e capacetes de motociclistas e a pintura de cartazes de filmes para cinemas.
Kuka e Pindamonhangaba
O contato de Ademir da Costa Alves com Pindamonhangaba se deu no início dos anos oitentas, quando conheceu a cidade em uma visita à cunhada que aqui residia. Em junho de 1988 foi contratado pela administração municipal para executar trabalhos como artista plástico no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Também foi responsável pelos diversos painéis de pinturas em azulejos retratando em prédios públicos motivos relacionados à memória de Pindamonhangaba. Seus trabalhos na cidade podem ser apreciados em locais como: prédio do Pronto-Socorro, Bosque da Princesa, biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace, Justiça do Trabalho, centros comunitários de vários bairros, sede da Associação dos Servidores Municipais, Estrada de Ferro Campos do Jordão e em dezenas de outros lugares de Pinda.
O santista Kuka
Santista de nascimento era também de clube, foi um apaixonado torcedor do Santos Futebol Clube. Nascido e criado em Santos, frequentava a Vila Belmiro e também queria ser jogador de futebol do seu querido Peixe. Fez amizade com vários atletas que passaram pelo Santos, Pelé, Ailton Lira, Claudio Adão e muitos outros.
Autor de quadros e painéis tendo como tema os times gloriosos do Santos em sua década de ouro, também pintou um quadro do jogador Pelé, seu pai Dondinho e o filho Edinho, três gerações de craques, que se encontra na sede do clube e já esteve exposto até no exterior.
Obras e mais obras
Entre suas obras clássicas e contemporâneas modernas, destaque para o quadro homenageando a família do governador Geraldo Alckmin; a pintura da galeria de presidentes do Vasco da Gama e seus inúmeros trabalhos na Vila Belmiro e na cidade de Santos.
Artista querido em Pindamonhangaba, onde recebeu homenagens como a da Câmara Municipal,do Rotary Club Lions Clube, Ademir da Costa Alves, o kuka, fica imortalizado na obra que aqui deixou e carinhosamente eternizado nos corações de seus amigos pindamonhangabenses.

Imagens: Divulgação
  • Em agosto, Kuka completaria 65 anos