Editorial : Mudança de olhar

Reunir professores para discutir, analisar e buscar soluções para as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente pelas escolas das redes municipal e estadual de ensino. Este é o objetivo principal das atividades de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo).
Quando o educador pode, além de falar, ouvir e se colocar no lugar do outro, seu papel deixa de ser apenas técnico e passa a ser também humanitário, reforçando sua consciência e sua cidadania. Ele busca, por meio da união de esforços, alavancar os índices educacionais e transformar vidas constantemente.
Nesta semana, um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino pode ter acesso a uma palestra sobre “A Pedagogia da Emergência”. A temática foi abordada pelo terapeuta social e educador físico, Reinaldo Nascimento, que atua em locais de conflito, de tensões e de refúgio em diversos países. Sendo, inclusive, um dos fundadores da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil. A instituição tem por meta trabalhar para modificar a vida de crianças e de jovens traumatizados por situações extremas.
Não é fácil, mas é possível, por meio da educação e de políticas sólidas, transformar traumas, oriundos de vulnerabilidades, em sorrisos e sonhos.