Editorial : Muito além do manequim

Com objetivo de valorizar a beleza da mulher brasileira, independentemente de padrões, um concurso, organizado por um pindamonhangabense – com apoio da Prefeitura –, é voltado para mulheres com manequim acima de 44, de todo o Vale do Paraíba, além de outros estados como Rio de Janeiro e Ceará (que tem candidatas este ano).
A seletiva já está em sua quinta edição e, como os organizadores defendem: o projeto é diferente porque não visa apenas à vitória ou o título da candidata, mas a transformação da mulher e a valorização da sua autoestima.
As candidatas participam de uma programação diferenciada, que conta com diversas atividades como palestras com nutricionistas, psicólogas, oficinas de maquiagem e passarela, ensaio fotográfico, além de um ‘city tour’ por Pindamonhangaba e um jantar de gala.
Numa época em que a intolerância; a falta de respeito às escolhas alheias e os estereótipos ditam as regras de uma sociedade cada vez mais superficial, ter um evento pensado em quem não está no dito “padrão comum de beleza” é fundamental para suscitar diálogos.
Falar de ‘miss plus size’ é debater conceitos sobre saúde, beleza, moda, trabalho e aceitação, entre outros temas.