Museu recebe exposição de obras expressionistas e interativas

Colaborou com o texto: Jennifer
Gonçalves
***
O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina tem como tema da exposição de setembro as obras expressionistas da artista Erika Curccino e os trabalhos realizados pelos alunos do 3° semestre do curso de arte da Fasc – Faculdade Santa Cecília, de Pindamonhangaba.
A artista Erika Curccino se mostrou interessada por desenhos e rabisco desde criança. Aos 10 anos, iniciou sua primeira aula de pintura com o artista de Tremembé, Luiz P.C. Já aos 14, estudou com a professora Maria Lúcia, sempre em busca de seu próprio estilo.
Com 18 anos, Erika entrou para a Escola de Música e Artes Plásticas Maestro Fêgo Camargo, de Taubaté, aprendendo técnicas de pintura, argila, desenho, xilogravura entre outros. Durante essa fase, a artista encontrou seu próprio estilo se afirmando como expressionista. Ela se formou também no curso de Licenciatura em Educação Artística.
“Hoje, busco na pintura e escultura extravasar meus sentimentos e visão do mundo. Meus trabalhos se pautam, basicamente na figura humana. Preocupo-me em estudar novas tendências a fim de aprimorar minha técnica”, explica a artista, que possui atualmente um acervo de aproximadamente 70 telas e peças em argila.
O movimento artístico expressionista não retrata a realidade objetiva, mas sim as emoções subjetivas do homem e do ambiente ao redor, muitas vezes contêm criticas sociais.
Exposição interativa
Já a exposição com os trabalhos dos alunos do 3° semestre do curso de Educação Artística da Fasc, foi realizada para a disciplina de Tópico em Arte. Os alunos foram sorteados, e os escolhidos foram desafiados a criar livros de artistas conhecidos de forma criativa. O público pode também interagir com essas obras.
Para prestigiar a exposição, que é gratuita, basta visitar o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, que funciona de segunda a sábado, das 9 às 12 e das 13 às 17 horas. O museu fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade. Importante ressaltar que o local não abre aos domingos nem aos feriados.