Museu recebe nova iluminação, desta vez, em referência ao “Agosto Lilás”

Campanha alerta para a conscientização, fortalecendo ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

A fim de informar e conscientizar a população de Pindamonhangaba sobre a importância de denunciar agressões sofridas pelas mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, criou a campanha “Quando a violência termina, a vida Recomeça”, que teve início em agosto – fazendo referência ao “Agosto Lilás” – campanha de conscientização e de fortalecimento ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A proposta do Conselho é seguir por todo o restante do ano, com lives, folder informativo, palestras e presença em eventos.
Homenageando e se solidarizando com todas as mulheres vítimas de violência doméstica e finalizando os trabalhos do “Agosto Lilás”, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina foi iluminado, nessa terça-feira, dia 31, com a cor lilás.
O “Agosto Lilás” foi instituído por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com a finalidade de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha – que no dia 7 de agosto de 2021 completou 15 anos de idade.
Extremamente necessária, a Lei Maria da Penha criou mecanismos de combate e de proteção à mulher; trouxe medidas protetivas de urgência; retirou as agressões do âmbito do juizado especial; reconheceu as formas de violência contra a mulher que nãos se resumem a violência física; agilizou processos e, principalmente, salvou a vida de milhares de mulheres brasileiras.
Tanto a campanha nacional “Agosto Lilás” quanto a iniciativa municipal: “Quando a violência termina, a vida Recomeça” tem por objetivo principal sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Telefones úteis em Pindamonhangaba:

Policia Militar: 190
Samu: 192
Bombeiros: 193
Delegacia de Defesa da
Mulher: (12) 3645-1641
Denuncia Anônima: 180
Guarda Civil: 153
OAB: (12) 3642-4234
Direitos Humanos: 100

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Em homenagem e solidariedade às mulheres vítimas de violência, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina foi iluminado, nessa terça-feira, dia 31, com a cor lilás - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação