Editorial : Na liderança

Uma excelente notícia para Pindamonhangaba neste início de semana: o município foi o que mais gerou empregos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba no ano de 2018.

Os dados foram divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a instituição, no acumulado dos seis primeiros meses do ano, Pindamonhangaba contratou 5.480 pessoas e demitiu 4.656, gerando saldo positivo de 824 vagas.

O setor industrial foi o grande responsável pelo destaque do município – já que abriu 1.682 vagas e fechou 1.014: o saldo foi 668, correspondendo a 81% do total do acumulado dos seis primeiros meses do ano.

A retomada da força da indústria deve fortalecer outros setores como “Serviços” – que teve um saldo de 98 vagas; e “Comércio” – que gerou 48 vagas. A construção civil vem logo atrás, com 35 postos no acumulado do ano.

Ainda não é o ideal, mas a cidade caminha para novas oportunidades de empregabilidade, principalmente com a criação de cursos, oficinas e capacitações gratuitas – que contribuem para o conhecimento e para a recolocação no mercado de trabalho.