Não é porque é voluntário que é bom

Eu tenho que falar e não posso me furtar de dizer que temos que ter cuidado em tudo, até mesmo no voluntariado.
Não é por que se diz voluntário ou coisa parecida que é bom, correto ou coisa que o valha.

Temos picaretas em todas as áreas onde existem seres humanos envolvidos, uma verdade triste. Com tantas tragédias acontecendo pelo mundo, onde o ser humano ainda não entendeu que em boa parte delas nós somos responsáveis, buscam de todas as formas levar vantagem.

Quantos seres humanos tentam driblar e levar vantagem sobre a natureza, construindo de forma irregular e áreas de risco? Com isso a natureza com toda sua grandeza vem e mostra sua força, lavando, derrubando e cavando em todos os lugares possíveis, mostrando que ela é muito poderosa e poucos podem confrontá-la.

Acontecido a suposta tragédia natural, vimos grupos de todos os tipos em busca de ajuda, de donativos, de dinheiro, de produtos, empresas se juntam a causa, pessoas se deslocam de suas localidades para ajudar.

Tudo isso muito bonito e tocante, se não fosse a desarticulação de comando, a não existência de transparência na utilização de tudo o que se recolhe.

Vemos os empresários locais que deveriam ser os primeiros a se mobilizar, sendo gananciosos, cobrando para aeronaves pousarem, 1000 vezes mais por um litro de água, entre outros arroubos de ganancia e falta de olhar para outro e perceber que só não é ele naquela situação por mero acaso da natureza.

E os voluntários que se deslocam para essas localidades, muitos sem preparo, chegam a um local de tragédia e ao invés de ajudar se limitam a observarem, abastecer as redes sociais e muitas vezes atrapalhar o trabalho efetivo e necessário.

Não é por que é voluntário que é bom, voluntário bem orientado, treinado, é importante mas o contrário, é contraproducente e em muitos casos coloca a vida dele e de outros em risco.
Atenção a sua doação, verifique se quem recebe vai te trazer notícias de onde foi empregada.