Editorial : Não vai ter carnaval

E 2021 entra para história como o ano ‘sem carnaval’…

Há relatos de que desde a ‘criação do carnaval’ no Brasil, apenas duas vezes houve tentativas de adiamento da festa; foram nos anos de 1892 e 1912 – mas, isso não chegou a ser concretizado.

Mas este ano, sim. O carnaval foi oficialmente cancelado para a maioria das cidades brasileiras.

No Estado de São Paulo, o anúncio do cancelamento foi feito pelo governador João Dória, ainda no mês de janeiro; com o objetivo, explicou ele, de conter o avanço da covid-19, evitando festas e viagens.

Todos os anos a discussão sobre o carnaval ser ou não feriado vinha à tona. Não! Carnaval não é feriado nacional, mas ponto facultativo – data decretada pelo poder público para não haver expediente nas repartições federais, estaduais ou municipais. Há exceções, como na cidade Rio de Janeiro (capital), que considera o carnaval feriado municipal.

Fato é que, gostando ou não de “pular o carnaval”, a folga era sempre bem-vinda pela maioria dos trabalhadores e por estudantes – que até chegavam a brincar que “aula de verdade somente após o carnaval”.

Mas, 2021, mesmo com a vacinação contra o coronavírus tendo sido iniciada em grande parte do País, o evento carnaval – desfiles e festas de ruas, entre outros – foi oficialmente cancelado.

Em alguns municípios haverá eventos online. É o caso de Pindamonhangaba, que terá o tradicional “Festival de Marchinhas Carnavalescas”. Em formato virtual, o evento aquecerá o fim de semana na cidade, buscando não deixar morrer a tradição, levando muita cultura e disputa online.

A décima quarta edição do festival será virtual e transmitida no Facebook e no Youtube da Prefeitura. Prestigie!