Vanguarda Literária : NATAL… JESUS…

Auta de Souza, a excepcional poetisa potiguar (1876-1901), considerada a maior poetisa mística da nossa Literatura, em memorável soneto:”Lembranças do Natal”, nos convoca para o verdadeiro sentido dessa festa, rogando-nos a descer à tristeza dos que sofrem, abraçar o sofrimento dos semelhantes, e promover o renascimento do Cristo em nós.
Apreciamos sempre, a cada ano que passa, a dualidade do que acontece nessa época do ano:de um lado,consumismo exagerado e, do outro, ações de sensibilidade,de sentimento fraterno.
Nasceu JESUS! Com ele, surge a nova Ordem do Evangelho, Ordem essa explicitada pela Lei do Amor, pela Lei da Caridade no seu sentido mais amplo e, esse Mestre, Apóstolo da Paz, traz uma excelsa proposta para a humanidade: a transformação imediata do ser humano o ser criado para ser centelha de Deus, indiscutivelmente subordinado à Lei da Evolução! Progredir sem cessar!Nesse Natal, procuremos refletir sobre o sentido da vinda do aniversariante ao nosso planeta. Eis que chega JESUS para a nossa redenção, convidando-nos a caminhar com ele, o amante incondicional dos simples e humildes, das crianças, o apaixonado pelos excluídos!Aqui, cabem grandes indagações, por exemplo: qual a nossa conduta para com ele e o próximo?O que ele faria no nosso lugar, nos momentos nossos de difíceis angústias, de intensos sofrimentos?
Viver em consonância com o Cristo, é ser possuidor de sua obra salvífica que se denomina FÉ, como pontuou o grande Apóstolo Paulo; é projetar o MESTRE no nosso cotidiano, porque, de nada adianta ler as quatrocentas páginas da Bíblia, e, até memorizá-las, se não vivermos as Bem-Aventuranças, já falou certa vez, o grande pacifista Ghandi.
Carl Jung, um dos maiores nomes da Psicologia Analítica afirmou: “Jesus é o ser mais perfeito que Deus nos ofereceu”. Não há como ficar insensível ao Mestre da Galiléia , porque a sua misericórdia, a sua mansidão nos desnudam e nos obrigam fatalmente a enfrentar a nossa imensa pequenez.
É emocionante a magia do Natal: expectativas generosas, solidariedade, promessa de retificação dos nossos erros e de ratificação de compromissos. Mais significativa do que emocionante, deve ser a grande viagem de volta, porque, quem encontrou Jesus, que mudou o conceito de herói e de vencedor, nunca mais será o mesmo! Não esqueçamos de um fato histórico importante:sua vinda foi um marco divisório,como pontuou Paulo em sua carta aos Efésios: “No passado éreis trevas.Agora, sois luz!”.Ao nos alegrarmos em todos os natais,lembremo-nos que o aniversariante só pede um presente: o nosso coração. Que nessa bela festa que é de JESUS, Senhor da Alegria como nos fala o Evangelho de Lucas: “Eis o Salvador; eis que nasceu alguém que será a vossa alegria”. Inspirados no exemplo caritativo do Mestre, não esqueçamos, portanto, dos que se encontram à beira do caminho, dos simples, (Os Pobres de Espírito mencionados no Evangelho), e, como ele, possamos repelir a injustiça e não os injustos,que, como nós,carecem de transformação. Feliz Natal para todos! Um venturoso 2021!