Nosso compromisso com o idoso

O número de idosos em todo mundo vem crescendo a cada ano.
No Brasil, até 2031 a população de idosos será de 43, 2 milhões segundo o IBGE.
A expectativa de vida para homens será de 72 anos e mulheres sete anos a mais, 79 anos.
Esse aumento de vida se dá pelos investimentos em infraestrutura de saneamento básico, medicina, ciência e a conscientização que o próprio idoso está tendo com sua saúde.
A lei é clara, o compromisso com a pessoa idosa é da família, conforme prevê o Estatuto do Idoso- Lei 10741/03 Art.230.
A família tem o dever de zelar pela dignidade do idoso e a obrigação de respeitar, valorizar o conhecimento do idoso, reconhecer seu legado, promover seu bem estar, cuidar e alimentar.
Não podemos esquecer a grande incidência de violência contra o idoso, está mais próxima do que se imagina…na própria família, envolvendo o descaso, abandono, exploração financeira, violência física e até mesmo maus tratos do cuidador contratado.
Muitos idosos lutam para permanecerem ativos e participativos na sociedade, mesmo estando aposentados procuram exercer alguma atividade profissional para completar a renda familiar.
Dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), dos 22milhões de aposentados, 13 milhões ganham apenas um salário mínimo, boa parte dessa renda é para comprar remédios.
A renda não é suficiente para pagar contas e manter um mínimo padrão de vida.
Cabe a família reconhecer a vulnerabilidade dos seus idosos ( pais, tios, irmãos) e retribuir toda a dedicação pelos anos vividos juntos com atenção, compreensão, esforços e tolerância.
“Hoje auxiliamos amanhã seremos necessitados de auxílio.”(Chico Xavier)