Vanguarda Literária : NOSSOS HERÓIS…

* O autor é médico, mestre e doutor pela USP, professor universitário, Magister ad Honorem da Universidade de Bolonha, e Professor Visitante das Universidades de Bonn, Munique, Colônia e Berlim (Alemanha). Professor Convidado da Universidade de Paris V (Sorbonne)

A cada Olimpíada, temos a grata satisfação de evocar a grandeza do esforço humano. Cada atleta dedica a sua vida a alcançar uma marca um grande objetivo, buscando o melhor de si. Sabemos que muito lutam contra enormes e quase intransponíveis dificuldades, desde a falta de recursos às própria limitações humanas. Contemplemos o grande ensinamento do esporte: não há maiores nem melhores, isto porque vemos que a verdadeira grandeza está no esforço humano, no sacrifício que não se mede em nome de um ideal para ultrapassar o limite das possibilidades.Temos consciência de que um atleta vence por si mesmo, o que alcança é proveniente de seu esforço pessoal, individual ou no interior de uma equipe. Entretanto, ficamos felizes ao ver quanto o atleta, no mais das vezes, estende a sua vitória na palavra sincera de agradecimento aos que fizeram algo por ele, pessoas que são parte da sua vida,e, presentearam-no com a medalha merecida do estímulo salutar. E, esse gesto de agradecimento o eleva mais ainda, engrandece-o e torna-o um herói perante todos nós.
Aqui, na nossa amada “Princesa do Norte Paulista” temos o nosso herói. Com 17 anos, ele brilhou na Paraolimpíada de Guadalajara (México) o atleta de natação MATHEUS HENRIQUE DA SILVA. Trouxe para o nosso país cinco medalhas olímpicas: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Ciente do seu valor, atencioso para com todos, esse ser humano especial que coloca a sua sacrossanta família como seu ponto de equilíbrio e, tece palavras sinceras de agradecimentos aos que fazem parte da sua brilhante conquista, sorri para a vida, humilde como devem ser os grandes, está em sintonia com Deus-Pai que ilumina a sua promissora carreira.
No momento atual em que nos deparamos com séria crise de valores que atinge a nossa Nação Brasileira, em que ministros de Estado, deputados e senadores perpetraram falcatruas, atos ilícitos, verdadeiro assalto aos cofres públicos, fatos lastimáveis tão propalados pela imprensa, Deus nos envia os iluminados para dar bons exemplos.
E, bons exemplos como o de MATHEUS HENRIQUE DA SILVA é que devem ocupar a mídia, pois eles elevam a nossa autoestima, confortam a nossa alma, e nos fazem acreditar na existência de heróis que dão demonstração de superação, caráter, e de amor ao Brasil.
Uma Nação se constrói com homens verdadeiramente honestos, dedicados, cumpridores do seu dever, para dizer “NÃO” aos que propagam o mal e nos envergonham! “NÃO” à impunidade, pois o mal só cresce pela omissão dos bons! Ao vermos prosperar as nulidades, agigantar-se o poder nas mãos dos maus, não podemos ter vergonha de sermos honestos como pontuou o grande patrício Rui Barbosa. Combatamos, isso sim, as nulidades e tomemos o poder dos desonestos, sintamos o valor das virtudes, para legar aos pósteros um Brasil melhor!