Novas conquistas!

Mais uma turma dos cursos de “Qualificação Profissional” do Fundo Social apresenta trabalhos

O sorriso no rosto de quem concluiu mais uma etapa profissional. O retrato de quem se dedicou desde a hora em que decidiu fazer a inscrição até a apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).
Durante este período, eles estudaram. Aprenderam. Compartilharam experiências. Enriqueceram sua bagagem pessoal e profissional e estão aptos a novas conquistas.
Os cerca de 30 alunos do curso de “Técnicas em Vendas” – oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, em parceria com o PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) do Governo do Estado –, apresentaram, com louvor, seus TCCs na última quarta-feira (28).
De tímidos e alguns até “desanimados”, os alunos passaram a ter segurança na fala; na exposição dos trabalhos e nas técnicas de abordagem. Um desses exemplos é a Cássia, que procurou o curso para melhorar questões de timidez e diz que deu certo. “Eu aprendi a ser menos inibida em minhas abordagens, aprendi na prática como oferecer meu produto, como atender e como cativar meus clientes”, afirmou Benedita de Cássia Faustino. “Eu sempre trabalhei na área de Nutrição, porque sou técnica; mas fazia meus artesanatos em paralelo; que acabavam ficando para os mais próximos, para os familiares. Minha irmã me falou desse curso; fiz a inscrição e hoje, me sinto capacitada e confiante para ir adiante, para um recomeço, ainda mais porque trabalho com o que gosto.”
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Vieira Domingues, fazer parte deste momento é gratificante: “Aqui, nós vemos jovens em busca do primeiro emprego, mães e pais buscando recolocação no mercado de trabalho e profissionais que interagem e compartilham suas experiências; que se dedicam muito e que só querem uma nova oportunidade, porque a técnica o curso já forneceu”, ressalta. “Quando nos damos conta de que o Fundo Social faz parte dessas conquistas e que estamos sempre lutando e apoiando iniciativas que capacitam, que geram renda, e que devolvem a dignidade às pessoas, percebemos o quanto nosso trabalho é importante e necessário em nossa cidade.”

É hora de recomeçar!

Cristiane Sodré contou que trabalha com vendas há cerca de 20 anos, mas que as aulas trouxeram descobertas: “Este curso me proporcionou uma experiência única: fez com que eu descobrisse a empreendedora formidável que eu já sou, mas que estava adormecida… Agora, eu desabrochei. Eu tenho uma meta gigante para cumprir e vou cumprir. As minhas expectativas são as melhores possíveis. Tenho certeza que novas portas vão se abrir; e eu me sinto preparada”, afirmou Cristiane.
A professora responsável pelos cursos, Maria Letícia Fujarra reforça que “o Fundo Social de Pinda se empenha muito para que esses cursos tenham êxito e que tragam, cada vez mais, resultados positivos”.
O objetivo principal das aulas, que são realizadas no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, é qualificar e requalificar o cidadão, buscando atualizá-lo junto ao mercado de trabalho contemporâneo.
A proposta do Fundo Social é realizar outros cursos no próximo ano, dando oportunidade profissional a mais pessoas.

 

  • Alunos mostraram, na prática, como expor e vender seus produtos
  • Eles confeccionaram flores, aventais e a alimentação apresentada na mostra
  • Cássia disse que aprendeu a “cativar o cliente”
  • Cristiane: “minhas expectativas são as melhores possíveis!”