Novo Pronto-Socorro é apresentado reestruturado com destaque para atendimento infantil

O Pronto-Socorro Municipal está mais modernos, amplo e com capacidade para atender melhor os moradores de Pindamonhangaba. O local recebeu reforma e ampliação e foi criado um setor para atendimento exclusivo das crianças: o Psiu – Pronto-Socorro Infantil de Urgência.
Na sexta-feira (26), foi realizada uma visita monitorada às instalações marcando o final da reforma e também lançando o início das atividades do PS Infantil – que homenageia o dr. Enrico Kanzô Tutihashi.
A separação do atendimento das crianças, ao mesmo tempo mantendo próximo a toda a estrutura do Pronto-Socorro era um sonho antigo, que agora já é realidade. O PS Infantil é todo personalizado com os “heróis da saúde”: super-heróis criados para dar bons exemplos e dicas para as crianças se tornarem mais saudáveis. Parte desta campanha inclui ainda, para as crianças, cartilhas de atividades e máscaras para tornar o ambiente mais leve e acolhedor para os pequenos pacientes.
O prefeito Isael Domingues, durante a visitação, explicou que todo o projeto do Pronto-Socorro Infantil foi acompanhado pessoalmente. “O Psiu, com a retaguarda da Santa Casa e do próprio Pronto-Socorro, foi uma solicitação nossa logo que assumimos. E os detalhes para criação da Ala Infantil foi toda pensada por nós com o principal eixo: a humanização no atendimento. Estas ferramentas, como as máscaras descartáveis dos heróis para uso na inalação e o certificado da coragem, criamos para que os profissionais ou os acompanhantes consigam transformar menos doloroso possível este momento tão frágil das crianças no atendimento da saúde”, explica o prefeito Isael Domingues.
Além da área infantil, o PS recebeu diversas melhorias, inclusive ampliando sua capacidade de atendimento, atualmente em cerca de 17 mil pessoas por mês. Novos ambientes foram criados e equipados, com novo mobiliário e equipamentos, principalmente na área de emergência. Dois elevadores e uma escada foram instalados para facilitar o acesso entre os dois pavimentos do prédio.
Os principais investimentos em equipamentos foram nos setores de urgência e emergência, por meio da aquisição de novos monitores, aspiradores e respiradores, mobiliários, computadores, entre outros equipamentos que asseguram assistência de ponta para que os profissionais da saúde possam salvar vidas.
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Planejamento, o prédio do Pronto-Socorro Municipal recebeu reforma geral no térreo, com demolição e adequação para novos ambientes, revisão e execução de novo sistema hidráulico e elétrico, execução de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, execução de sistema de combate a incêndio com reservatório metálico e hidrantes, execução de nova rede de gases medicinais, reforma e ampliação da sala de raio X, execução de nova entrada de emergência.
Também foram feitas a instalação de dois elevadores sendo elevador maca e elevador leito e execução de escada para acesso ao primeiro andar – antes, o acesso era apenas pela rampa.
No primeiro pavimento, foi realizada a recuperação do piso existente e execução de novo piso granilite, revestimento cerâmico, substituição de louças e metais e pintura geral.
O valor final do contrato para a realização da obra é de R$ 2.074.500,45, sendo R$ 1.547.281,10 de aporte do Governo do Estado.

  • Com a reforma e ampliação, local ganhou um setor dedicado às crianças: o “Pronto-Socorro Infantil de Urgência” (Psiu)
  • Momento de descerramento da placa que homenageia o dr. Enrico Kanzô Tutihashi