Nossa Terra Nossa Gente : O ÁLBUM DE RETRATOS DE LAURO AKIYAMA

Antes mesmo de conhecer Lauro Akiyama, conheci seu magnífico trabalho fotográfico na página do facebook “Olhos de Pindamonhangaba”. Devo confessar que graças às suas lentes e enquadramentos perfeitos, tenho sido conduzida a um “tour” por nossa cidade e, ao visualizar suas fotos, fico encantada com a indescritível beleza de nossa terra e de nossa gente.
O desejo de estar pessoalmente com o fotógrafo e de parabenizá-lo tornou-se um imperativo urgente e, um dia, a vida se encarregou de nos aproximar. O local? No “Saúde News”, um restaurante vegetariano que eu muito aprecio. Apresentei-me, disse da alegria de tê-lo encontrado e da gratidão por suas postagens. A conversa se estendeu tarde afora e, surpresos ficamos ao ouvir o relógio da Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso soar 3 horas! Nos despedimos e marcamos um novo encontro para a manhã seguinte, num local muito significativo para ele: às margens do rio Paraíba, local em que ele iniciou a prática da canoagem em Pindamonhangaba e, também, cenário de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Canoagem (1987) que atraiu atletas de renome internacional e uma multidão de mais de 8.000 pessoas para o Bosque da Princesa.
Durante nossa conversa, Lauro abriu outras páginas do álbum de retratos de sua vida e me contou a história de luta e trabalho de seus pais, Taqueco e Katsuyuki Akiyama, imigrantes japoneses que vieram de Fukuoka para o Brasil em 1926, estabelecendo-se em Lins – SP e Santo Antônio do Pinhal – SP e, nos idos de 1959, em Pindamonhangaba. Eram pequenos produtores de legumes e hortaliças que, com o trabalho de toda a família, criaram os filhos e prosperaram.
Lauro nasceu em Pindamonhangaba aos 11 de setembro de 1948 e, na idade escolar, frequentou o Rodrigo Romeiro, o João Gomes de Araújo e a Escola de Comércio. Sua graduação em Administração de Empresas deu-se na Universidade de Taubaté e, movido pelo seu perfil de empreendedor, sua loja “Lauro Jeans” tornou-se uma referência na região, ainda mais quando se tornou patrocinadora master das equipes de caratê (1974-1982), canoagem (1987 – 1996), futebol de salão (1986 – 2004) e mountain bike (2013 – 2015) de Pindamonhangaba.
Graças ao seu extraordinário empenho pessoal e profissional, Lauro descobriu jovens talentos, investiu na carreira profissional de dezenas de atletas pindamonhangabenses, conquistou prêmios e troféus em campeonatos nacionais e internacionais (Chile, República Tcheca, Espanha, Uruguai, Argentina, Colômbia, Venezuela, Cuba, México), assinou o nome da “Lauro Jeans” na história do esporte de Pindamonhangaba!
O bem-sucedido empresário do comércio e do esporte soube ouvir o apelo do coração na hora exata de deixar o pódio: aposentou-se.
Atualmente, o ex-técnico da Apicano – Associação Pindamonhagabense de Canoagem, do caratê, do futebol de salão e de mountain bike de Pindamonhangaba dedica-se exclusivamente à fotografia e à pesca esportiva. Como já disse, suas fotos são cartões postais de Pindamonhangaba! Suas invejáveis pescarias no Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Amazonas e Argentina estão à espera de nossa próxima entrevista. A quem possa interessar, na sua página do Facebook, Lauro Akiyama, uma coleção de fotos denuncia o “cardume de troféus” que ora estampam a sua mais nova coleção de peixes.
Menino de ouro que veio da “terra do sol nascente” reluzir em sua terra natal! Nossa “Princesa do Norte”, imbuída de profundo respeito e gratidão, o saúda na língua de seus ancestrais: ARIGATÔ!