O desperdício de água

A água está se transformando numa ameaça à existência de países inteiros. A população da Terra está aumentando e consome cada vez mais recursos naturais.
O primeiro obstáculo que as pessoas poderão enfrentar nos próximos tempos é uma falta de água global. Já neste momento a água potável é mais cara que o petróleo. Com o tempo, a sede poderá vir a ser a razão de uma nova repartição do planeta.
Só um consumo racional dos recursos poderá evitar a falta. Podemos começar pela higiene oral. Em média, uma lavagem de dentes demora um minuto e meio.
Durante esse tempo a água que corre da torneira poderia encher um balde. Ou seja, por ano cada torneira deixa passar sem qualquer utilidade pelo menos 3.650 litros de água.
Se lavar os dentes com recurso a um copo, cada procedimento só consome 200 mililitros. Por ano isso representa 73 litros.
Um bilhão de seres humanos não tem acesso à água potável e cerca de três bilhões de seres humanos carecem de banheiro. O tema da água é estratégico e tem repercussões humanas muito profundas. Os especialistas calculam que, até 2025 ocorrerá uma diminuição de 71% nas reservas mundiais de água por habitante.
O Rio de Janeiro produz cinco bilhões de litros de água tratada por dia. É o equivalente ao volume de duas mil piscinas olímpicas. Mas o desperdício é de 30%, ou seja, 600 piscinas de água limpa são jogadas fora a cada 24 horas
O Brasil joga fora 37% da água tratada que produz. Em países como Alemanha, Israel e Japão, esse índice é inferior a 10%: “37% é um número absolutamente vergonhoso”.
No Amapá a perda chega a 76%. Em toda a região Norte, o desperdício passa de 50%. No Nordeste, a média é de 45%. No Sul 35% e no Sudeste e Centro-Oeste de 33%.
Em virtude disso, alguns especialistas ambientais dão algumas orientações básicas que as pessoas podem fazer dentro de suas próprias residências, como por exemplo: verificar se todas as torneiras da casa estão bem fechadas; tentar ao máximo possível fazer a reutilização da água para vários fins; não jogar sob hipótese alguma, lixo ou detritos nos lagos, rios e oceanos; tentar na medida do possível, não demorar muito tempo tomando banho; evitar lavar carros ou calçadas regularmente; verificar se a descarga do banheiro está em perfeito estado para que não haja desperdícios e principalmente, é aconselhável que todas as pessoas respeitem as áreas onde estão localizados os mananciais. Se todos fizerem a sua parte, o combate ao desperdício da água será bem mais fácil e eficiente.

Adelson Cavalcante
jornalista mtb 56011/sp