Vanguarda Literária : O EXISTENCIALISMO NA NOSSA VIDA

Para a filosofia, por definição, “Existencialismo é um conjunto de filosofias formuladas no século XX, sob a influência do filósofo dinamarquês KIERKEGAARD (183-1855) que se caracteriza pela inclusão da realidade concreta das pessoas seus sofrimentos, alegrias, angústias, viver no mundo) no centro da especulação filosófica, em contraposição com doutrinas racionalistas que relegam a subjetividade em sistemas abstratos”. Essa corrente filosófica tornou-se muito conhecida após as guerras mundiais como maneira de reafirmar a grande importância da liberdade na individualidade humana.
No entender de KIERKEGAARD, a fé é a maior paixão do homem, para quem Deus é a única fonte capaz de tornar o homem plenamente realizado, daí, entendermos que a subjetividade traz questões que só a fé pode resolver. O certo é que estamos sempre em conflito com a realidade (objetiva X subjetiva); talvez isso explique porque, no verdor dos anos, estamos mais presos à objetividade, nos apropriamos do concreto, e nos aproximamos dos filósofos materialistas.
Para empreendermos uma caminhada rumo à compreensão da subjetividade é muito doloroso, é muito cruel acreditar no que não é palpável, porque, vivenciar perdas imateriais é realmente necessário ter a fé que tudo ultrapassa , numa longa perigrinação em que se dirige para a montanha cheia de abismos,num processo crescente de viver a existência, tentando compreender a ESSÊNCIA DO SER HUMANO. A busca por essa ESSÊNCIA que se apresenta em cada momento, no contato com o outro além das influências ambientais evidencia o EXISTENCIALISMO que o filósofo francês Jean Paul Sartre definiu como um estilo de vida, quando ele considerou o movimento hippie, claramente, como um estilo de vida existencialista, atitude esta que lhe trouxe vários e severos críticos como o brasileiro , o ilustre pensador católico Tristão de Athaide, para quem essa corrente do pensamento representava uma séria ameaça à fé cristã.
Por outro lado, é muito importante salientar que o Existencialismo nos coloca, de maneira clara que somos os responsáveis pelas nossas escolhas, e que elas devem ser conscientes até para suportar as consequências advindas delas. Estamos em processo de evolução, progresso, em que somos os nossos momentos os quais expressam o nosso ser diferente a cada momento. Possivelmente tentamos sempre nos conectar com a fé, usando como ferramenta: harmonia, tranquilidade e aceitamos perdoar o outro. É fundamental, apropriado e salutar entendermos que não importa o que acontece com a gente, e, sim, o que fazemos com o que acontece conosco como bem expressou o filósofo alemão Nietsche em ‘Biografia de uma Tragédia’: “A primeira natureza é aquilo que fizeram conosco, o que nos foi imposto e o que encontramos em nós mesmose ao redor de nós. A segunda natureza é o que fazemos com isso tudo!”.